Pular para o conteúdo

Porto Velho Rondônia – Pontos Turísticos Imperdíveis

  • Norte

Viajar para Porto Velho Rondônia é conhecer um dos municípios brasileiros repleto de histórias, pontos turísticos incríveis e ainda se render ao encanto de uma cidade que cresce a cada ano.

Sendo assim, é um dos destinos do Norte amado pelos brasileiros e estrangeiros que querem um misto de calmaria e atividades para fazer o dia todo.

Onde fica Porto Velho Rondônia?

Porto Velho é uma cidade e também a capital de Rondônia, ficando à margem leste do Rio Madeira, no Norte do País.

O município começou a ser criado no final de 1914, recebendo o nome oficial um ano depois.

Tudo começou com pequenas aglomerações de casas relacionadas a Madeira Mamoré, fazendo com que muitos operários e imigrantes se instalassem na região, em pequenas casas de palha e madeira. Tudo impulsionado pela ferrovia.

Inclusive, a estrada de ferro é um importante símbolo do estado sendo considerada como uma das mais difíceis obras da engenharia.

Portanto, ao contrário de outras cidades brasileiras, Porto Velho Rondônia é uma cidade nova, surgindo na época do auge da borracha e chamando a atenção de muitos trabalhadores.

Principais pontos turísticos para você conhecer

Se você está com viagem marcada ou pensando em viajar e ainda não escolheu os pontos turísticos de destino, aqui separamos alguns dos principais de Porto Velho. Confira!

1# As Três Caixas D’Água

porto velho rondônia

Considerado como um dos principais pontos turísticos da cidade, as três caixas d’água estão localizadas no centro da cidade, em uma praça pública, sendo extremamente importantes para a região.

Popularmente chamadas de Três Marias, as caixas são originais dos Estados Unidos e vieram parar por aqui por volta de 1912.

Em suma, quando uma empresa assumiu a construção da ferrovia, as caixas foram trazidas para abastecer todo o trabalho e os trabalhadores.

Anos depois, as caixas foram usadas como abastecimento de água da cidade, até 1957.

Depois disso, as caixas não foram mais usadas para abastecimento e ficaram como parte da história local, sendo um ponto icônico e muito visitado.

2# Mercado Cultural de Porto Velho Rondônia

Se você faz parte dos viajantes que não perde a oportunidade de conhecer um bom mercado, precisa conhecer este aqui.

O Mercado Cultural é o melhor local para compras e lazer da cidade, já que possui diversas opções de produtos, alimentos e mais.

Inclusive, você vai encontrar muitos pratos exóticos e típicos da região, tudo com um sabor incrível.

Justamente por isso, é um point interessante para os turistas que querem sair do hotel e conhecer mais da região, seja optando por pequenas lanchonetes ou mesmo por restaurantes.

Uma dica especial é conferir a tacacá, um caldo feito com camarão e mandioca, sendo um dos mais tradicionais da cidade.

Você também vai encontrar o açaí, mas uma versão diferente da comercializada no restante do país, já que aqui a receita é salgada e leva farinha.

Ao mesmo tempo, aproveite para ficar de olho na programação local e conferir as apresentações artísticas ou mesmo para ir durante a noite, já que é um dos points mais badalados de Porto Velho Rondônia.

3# Casa da Cultura Ivan Marrocos

Seguindo a ideia de alinhar pontos turísticos incríveis no seu roteiro, vale a pena conferir a Casa de Cultura Ivan Marrocos, que fica pertinho das Três Marias.

Inicialmente, a casa foi uma galeria de artes plásticas que, ao longo dos anos, começou a fazer apresentações diversas.

Hoje, a cada abriga uma série de exposições de arte incríveis, principalmente dos locais e de toda a cultura do estado.

4# Museu da Estrada e Ferro Madeira-Mamoré Porto Velho Rondônia

Sabendo que a ferrovia é um importante divisor de águas na região, contribuindo para a fundação e crescimento da cidade, faz sentido ter um museu dedicado ao tema, não é?

Dessa forma, é aqui onde você vai conhecer mais sobre a importância das linhas de ferro e as primeiras famílias/trabalhadores que vieram para a região.

Além disso, o museu conta a história da “Ferrovia de Ferro”, uma construção gigantesca, que teve muitos problemas pelo caminho e que demorou muito.

Essa ferrovia era uma das mais isoladas do planeta e toda a construção custou a vida de milhares de pessoas.

Além disso, o museu também destaca a Madeira-Mamoré, responsável pelo nascimento, história e criação da cidade. Tudo isso durante o Ciclo da Borracha.

5# Mercado Central

O Mercado Central funciona como um grande point da cidade, já que é aqui que muitas das compras alimentícias acontecem.

Em suma, você vai encontrar a melhor variedade de peixes, legumes, frutas e mais. Ou pode experimentar os pratos típicos em alguns dos restaurantes.

Além disso, tem diversas opções de artesanato disponíveis para compra, sendo um local comum para os viajantes adquirirem presentes.

Assim como o Mercado Cultural, este é bastante movimentado, se distingue por não ter apresentações. Por isso, uma dica é vir neste durante o dia, para as compras e no outro a noite, quando músicos se apresentam.

Outros pontos turísticos de Porto Velho Rondônia

Por fim, vale destacar que a cidade conta com muitos outros pontos interessantes para a sua viagem.

Como o Museu do Presépio, com presépios do mundo inteiro, com estilos, cores e materiais distintos.

Da mesma forma, vale a pena conferir o Parque Circuito, uma extensa área verde, super bonita e com uma estrutura bacana para passear, fazer piqueniques e conferir as seringueiras.

Indo além do centro da cidade, você também pode conferir o Memorial Rondon, que conta a história de Marechal.

Marechal Rondon foi um desbravador da região que ganhou destaque por apoiar os povos indígenas, defendendo-os durante toda a vida.

Não à toa, o nome da capital é em sua homenagem.

Enfim, a cidade ainda conta com outros parques, espaços de lazer, capelas, a Reserva Extrativista Lago do Cuniã e o Balneário Cachoeirinha. Ou seja, diversos locais incríveis para adicionar ao seu roteiro de viagem.

Então, já decidiu quando vai começar sua viagem? Não perca mais tempo e aproveite para conhecer a incrível Porto Velho Rondônia, uma das cidades mais novas do país, mas que tem muito para contar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nv-author-image

Naéliton Oliveira

E aí pessoal, beleza? Eu sou o Naéliton Oliveira, nascido lá em 1990, e querem saber de uma coisa? Viajar é bom demais... Bora Ali Passear. Vamos trocar uma ideia, compartilhar experiências e, quem sabe, até planejar uma viagem juntos? Afinal, a vida é curta demais pra ficar parado, né?