Santarém do Pará é uma daquelas cidades que consegue tirar o fôlego dos turistas e fazer com que você tire alguns minutos apenas para observar a paisagem.
Inclusive, o destaque local é o encontro de dois rios brasileiros importantes, mas que conta com muita história e pontos turísticos interessantes para adicionar a sua viagem.
Onde fica Santarém do Pará?
A princípio, Santarém dica no Estado do Pará, considerado um dos mais populosos do estado e também o principal centro urbano da região, além de ser o point financeiro, cultural e comercial.
Localizada na região amazônica, na região Norte do País e com muitas praias incríveis para quem busca diversão ou tranquilidade, areais claras e mar azul.
Assim como outras regiões do país, Santarém começa sua história com um grande volume de imigrações.
Isso favoreceu a criação de uma cultura diversa, advinda de várias heranças distintas.
Fundada em 1661 pelo padre que realizava missões na região, o português João Felipe Bettendorf, ficou até 1758 com o nome de Aldeia Tapajós. Mais tarde, o nome foi uma homenagem a uma cidade portuguesa, que tem o mesmo nome.
Vale dizer que a história local começou com uma aldeia, que se tornou vila e, só em 1848 foi considerada uma cidade.
Pontos turísticos que você precisa conhecer
Se você quer viajar para conhecer as belas praias de Santarém do Pará ou quer uma viagem completa em cultura e pratos típicos, precisa conhecer alguns dos principais pontos turísticos da região. Vamos lá!
1# Encontro das Águas
O principal ponto turístico local é o Encontro das Águas, o que significa que os rios Amazonas, bem como o Tapajós quase se juntam.
No local, você consegue identificar o Rio Tapajós, marcante por suas águas azuis, e o Amazonas, com águas escuras e barrentas.
Inclusive, você pode ver o fenômeno de perto ou escolher o mirante, que fica perto da orla, bem como usufruir dos passeios de barco.
Então, seja de qual for a maneira que você escolha ver o encontro dos rios, não deixe de conferir.
2# Praias Pluviais Alter do Chão em Santarém do Pará
Com o título de Caribe da Amazônia, esse ponto turístico fica em uma pequena vila local (Alter do Chão) com uma praia que já recebeu títulos por sua beleza.
O destaque é que só aparece entre os meses de agosto e janeiro, quando acontece a vazante do Rio Tapajós.
Com isso, você verá a famosa Ilha do Amor, com suas águas cristalinas e areais brancas.
Portanto, nesses meses, pequenas canoas circulam pelas águas, formando um cenário paradisíaco acompanhado de cabanas de palha.
3# Praia de Ponta de Pedras
Em contraponto as águas azuis, a Praia de Ponta de Pedras se destaca por ter diversas formações rochosas que parecem se erguer em meio as areias brancas de Santarém do Pará.
O destaque também está na época da vazante, quando as pedras ficam mais expostas.
Então, é um espaço completamente natural e que causa um impacto visual nos turistas e locais, sendo que você pode apenas observar a paisagem ou conferir os passeios pelos Lagos:
- Jacaré;
- Tapari;
- Preto;
- Ilha do Meio;
- Canal do Jari.
4# Floresta Nacional de Santarém do Pará
Se você faz parte dos turistas que não perdem a oportunidade de conhecer áreas verdes durante uma viagem, precisa conhecer a Floresta Nacional.
A área é uma zona de preservação e possui diversos trechos naturais da Amazônia. Justamente por isso, conta com árvores de Sumaúma gigantescas e históricas.
Da mesma maneira, pode conferir outras árvores e plantas, lagos e ainda conferir a área ribeirinha com igapós enquanto vê diversas espécies de pássaros e jacarés.
5# Catedral de Nossa Senhora da Conceição
A Catedral é um ponto histórico de Santarém, com a construção iniciada em 1761 e que só foi finalizada no final de 1819.
Entretanto, anos depois recebeu o título de catedral.
No local você verá um pequeno museu com arte sacra, de imagens dos séculos passados, documentos, roupas e um acervo fotográfico incrível.
Inclusive, algumas dessas imagens vieram direto da Espanha, enquanto outras foram produzidas em madeira pelos ribeirinhos da região.
Uma dica especial é também conferir o Centro Cultural João Fona, um dos mais antigos da cidade e que já foi sede de prefeitura e até cadeia pública.
Desde 1991, o centro se tornou ponto cultural homenageando os artistas locais, contando não apenas a história da cidade e do povo, mas apresentando itens em cerâmica e artesanato.
6# Mercado 2000 e Feira do Pescado
Se você é aqueles turistas que ama viajar para conhecer mais da comida local ou mesmo comprar presentes para quem ficou em casa, vale a pena conferir esses dois pontos locais.
Dessa forma, o Mercado 2000 foi aberto em 85 e possui diversos espaços que vendem de tudo um pouco, desde ervas e feijões até peixes frescos e frutas.
Durante a manhã, costuma ficar mais cheio, com tudo aberto e atraindo a atenção dos turistas para os temperos.
Já a Feira do Pescado, que fica em frente ao Mercado 2000, foi inaugurada em 2010, e se destaca por ter uma grande variedade de peixes da região.
Na época da cheia do rio, você pode conferir o crescimento dos botos, que passam por ali acostumados com os peixes que circulam em grande proporção.
Cabe destacar que você ainda pode ver outros pontos turísticos de Santarém do Pará, como:
- Praça do Mirante;
- Museu Dica Frazão;
- Orla;
- Bosque Santa Lucia e as diversas praias.
Como a Pajuçara, Carapanari e Maracanã.
Assim, a cidade ainda conta com praças, o Estádio Colosso e Shopping, tudo pensado para você usufruir mais dos dias do seu roteiro ou mesmo para fugir da confusão dos grandes centros comerciais.
Tudo isso acompanhado de muitas receitas típicas da região para tornar o seu cardápio realmente saboroso e a sua viagem inesquecível.
Enfim, você ainda ficou com alguma dúvida ou quer conhecer outros destinos de viagem incríveis? Confira as opções do Melhores Destinos conforme a região para a qual vai viajar e encontre a sua próxima parada.