Siga-nos

Nordeste

Salvador BA – Descubra os Melhores Pontos Turísticos Para Seu Roteiro

Salvador BA é um dos destinos turísticos mais famosos do Brasil. Então, descubra aqui porque deveria conhecer (e se encantar) pelo lugar!

Salvador BA é uma cidade e capital do estado conhecida pelos prédios em estilo colonial, águas azuis, areais brancas, marcado pela cultura afro-brasileira e com diversas opções de passeios incríveis.

Com um dos litorais mais conhecidos do país, as ruas de tijolinhos têm muita história. Então, venha conhecer os pontos turísticos indispensáveis na hora de viajar!

Onde fica Salvador BA?

Salvador é capital do estado baiano e tem como principal bairro de importância o Pelourinho, reconhecido como point histórico essencial para o município.

Inclusive, uma curiosidade que poucos sabem é que o nome da cidade é uma referência a Jesus Cristo. Neste caso, foi o termo “Salvador”.

Vale lembrar que a cidade seguia o cristianismo, conforme seus colonizadores portugueses.

Localizada na região nordeste do país, a história começa em 1510, com o naufrago de um navio francês no litoral.

Anos mais tarde, ocorreu a fundação da cidade, em 1549, como a primeira capital.

Até o começo do século 19, Salvador era a maior cidade de toda a América Lusitana, sendo o principal palco da guerra de 1823, decorrente da independência brasileira.

Sendo assim, é uma cidade antiga, repleta de história desde sua “descoberta” e com muitos prédios preservados, dando aquele aspecto único a todo o município.

Principais pontos turísticos para você conhecer

Se você está organizando seu roteiro de viagem, conhecer os principais pontos turísticos de Salvador BA é a melhor saída para não perder o essencial e aproveitar todo o caminho.

1# Pelourinho

salvador ba

Para começar essa lista, um dos principais bairros da Salvador é o Pelourinho, ou Pelô, que também é o centro histórico e ponto arquitetônico indispensável.

Dessa forma, é aqui que você encontra uma série de riquezas antigas com aspecto barroco. Tanto nas casas quanto nas igrejas.

Inclusive, é nesse bairro que o carnaval local fica ainda mais incrível.

Durante o ano todo, principalmente na alta temporada, as ruas enchem de pessoas circulando, seja durante o dia ou noite, seja nos restaurantes ou bares.

O bairro foi tombado com Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 85 e você pode encontrar diversos locais interessantes próximos ao bairro, como a Fundação Casa de Jorge Amado, Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos ou o Teatro Miguel Santana.

2# Farol e Praia da Barra em Salvador BA

O Farol da Barra foi construído em 1698 e fica no Forte de Santo Antônio da Barra. Sendo que o forte é a construção militar mais antiga do Brasil.

Símbolo de Salvador, o farol tem 22 metros de altura, permitindo que você tenha uma vista incrível e diferente, conhecendo também toda a estrutura interna.

Afinal, dentro do forte, você pode conferir um museu, com diversas peças arqueológicas.

E, se você gosta de pontos altos, não deixe de conferir o Elevador Lacerda, com 72 metros de altura.

Já a Praia da Barra, ou Porto da Barra, fica próximo ao centro com diversos ambulantes vendendo água, petiscos, cerveja e refrigerantes. Inclusive, é um ponto comum de locais e visitantes.

Ou seja, é ideal para aqueles que curtem ficar à beira da praia, comendo, bebendo, se divertindo e relaxando.

3# Igreja do Nosso Senhor do Bonfim e Igreja de São Francisco

A igreja do Nosso Senhor do Bonfim foi construída em 1772 e possui um estilo neoclássico com fachada em azulejos vindos diretamente de Portugal.

Inclusive, a igreja tem uma comemoração de extrema importância na cidade, a Lavagem do Bonfim, que envolve música, comida e a limpeza da escadaria.

Por outro lado, a Igreja de São Francisco data de 1723 e se destacar pela decoração riquíssima, que lembra um templo barroco.

Os contornos internos são feitos de ouro, garantindo um visual único desde a entrada.

Então, mesmo que você não seja religioso, ou siga outra vertente, é interessante conferir pela história.

4# Mercado Modelo

O Mercado Modelo é o principal ponto de comércio de artesanato, construído em 1861.

Ficando na Cidade Baixa, você poderá conferir diversos boxes ou espaços que vendem as famosas fitas de Bonfim, produtos artesanais, comida e mais.

Todo o local é visualmente incrível e ideal para passar uma tarde toda.

Inclusive, do lado de fora do mercado, você pode conferir diversas apresentações de capoeira, que são realizadas ao longo do dia e até garantir um berimbau.

5# Praias de Salvador BA

Por fim, não dá para pensar na região nordeste, e em Salvador, sem considerar as belas praias dispostas ao longo do litoral.

A Praia do Flamengo, por exemplo, fica mais distante do centro, tem águas mornas e muitas piscinas naturais. Dessa forma, funciona para famílias inteiras, grupos de amigos, surfistas e crianças.

Já a Praia da Barra atrai mais turistas ao pôr-do-sol, enquanto a Praia de Itapuã, famosa pela música de Vinícius de Morais, tem uma coloração esverdeada e clara, com areia dourada, águas calmas e muitos coqueiros.

Sendo assim, forma um cenário paradisíaco, ficando próxima ao aeroporto.

Quando for para Itapuã, não perca a chance de comer o Acarajé da Cira, um dos mais famosos, reverenciados e deliciosos de toda a capital.

Além do Acarajé, o bolinho de feijão é incrível. A Cira vende suas receitas há mais de 30 anos e tem muitos funcionários ajudando no processo.

E você ainda pode conferir outras baianas importantes da culinária local, como a Dinha e a Regina.

Outra opção é a Praia do Buraquinho, próxima a Rio Joanes, com águas doces, formações naturais e muita areia, que se mescla com as árvores, águas e turistas.

Enfim, Salvador BA tem muitos outros pontos turísticos incríveis, capazes de fazer você não querer mais ir embora. Portanto, aproveite para conhecer as ruelas, tirar muitas fotos e aproveitar a culinária local.

Grande parte dos locais podem ser acessados a pé, dependendo de onde você estiver hospedado. Ou seja, pegue um mapa, um bloco de notas e vá anotando tudo!

Para conhecer os Melhores Destinos para a sua próxima viagem, confira nosso blog e veja os outros posts agora mesmo!

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *