O Rio de Janeiro é uma das cidades mais famosas do Brasil. Sendo referência de viagem e/ou ponto turística, repleta de história, com muitas curiosidades e usada como inspiração para obras de arte, músicas e muito mais.
Então, aqui você vai conferir os pontos turísticos locais mais incríveis, inclusive aqueles que só os locais conhecem. Vamos lá!
Onde fica?
Antes de mais nada, o Rio fica na região sudeste e é capital do estado, que leva o mesmo nome.
Cabe destacar que a área é uma das quartas menores do país, ainda que abrigue uma população gigantesca. Inclusive, a cidade é dividida em Zonas e, cada uma delas, possui vários bairros.
Já em relação à história, a primeira menção oficial aconteceu em 1502, com a exploração portuguesa que, ao chegar aqui, pensou que se tratava da foz de um rio, daí o nome.
Entretanto, só 28 anos depois disso é que a primeira expedição de colonização foi enviada para a cidade. Antes disso, o local era apenas usado como parada para barcos.
Além disso, os franceses viram potencial e tentaram conquistar as terras por muitos anos, sendo expulsos pelos portugueses em 1560.
O desenvolvimento local foi graças ao porto, juntamente a descoberta do ouro em Minas Gerais, tornando-se um local essencial para o transporte.
Com a Proclamação da República, a cidade se tornou Distrito Federal, até 1960, quando Brasília foi inaugurada.
Enfim, a fundação do Rio de Janeiro foi oficializada e 1565, tornou-se capital em 1763, vira município neutro em 1824 e perde o título em 1960. Já em 1974, se torna capital do próprio estado, sendo distrito sede e permanecendo como tal.
Melhores pontos turísticos do Rio de Janeiro
Agora que você já sabe um pouco mais sobre a história da Cidade Maravilhosa, é hora de conhecer os pontos turísticos indispensáveis no seu roteiro de viagem.
1# Dobradinha: Cristo Redentor e Pão de Açúcar
Para começar essa lista, não dá para falar do Rio de Janeiro e não pensar nos dois cartões-postais mais conhecidos no mundo inteiro.
Então, para começar, o Cristo Redentor está no Morro do Corcovado e tem 30 metros de altura, dentro do Bairro da Tijuca.
Dessa maneira, o ponto se destaca tanto pelo Cristo quanto pela paisagem da cidade. Mas, como sempre está bem cheio, opte pelos horários mais diurnos e evite as grandes multidões.
Já o Pão de Açúcar é famoso pelo passeio do bondinho, para chegar até ele, e está em funcionamento desde 1912.
Ao todo, são 396 metros acima do nível do mar, passando por dois bondinhos, e com paisagens de tirar o seu fôlego.
Outro local bem alto e queridinho dos turistas é a Pedra da Gávea, que fica a 844 metros de altura.
Você pode fazer o percurso para chegar até o cume, que demora em torno de três horas e requer condicionamento físico e um guia, mas que vale muito a pena.
2# Parque das Ruínas e Jardim Botânico no Rio de Janeiro
O Parque das Ruínas é um cantinho do Rio que vem ganhando mais espaço e amor dos turistas durante a viagem.
Em suma, fica no bairro Santa Teresa com uma vista incrível, além de contar muitas apresentações gratuitas, exposições e outras atividades. Fora o Museu Chácara do Céu, que fica próximo.
O Jardim Botânico local é um dos mais importantes do mundo, algo que poucos sabem.
Criado por Dom João VI em 1808, abriga mais de 40 mil plantas, divididas em mais de 7 mil espécies. Entre as coleções mais amadas e raras estão as orquídeas e bromélias, algumas que talvez você veja uma única vez na vida.
3# Outros pontos famosos
Alguns outros pontos famosos são amplamente indicados na hora de viajar, como a Escadaria Selarón, uma obra-prima da arquitetura e que já fez parte de muitos cliques nacionais e internacionais famosos.
Da mesma maneira, a Orla da cidade garante o acesso a diversas praias incríveis, com quase 90km de opções para todos os gostos, com infraestrutura e muita agitação ou mesmo algumas áreas mais tranquilas.
Também existem aquelas que são quase um segredo, já que o acesso fica restrito ao uso de barcos, como a Funda e Perigoso.
Então, para um roteiro de turista completo, confira:
- Museu do Amanhã;
- Parque Lage;
- Mural Etnias;
- Morro Dois Irmãos;
- Estádio do Maracanã;
- Mirante Dona Marta;
- Lagoa Rodrigo Freitas, etc.
4# Lugares escondidos no Rio de Janeiro – Parte 1
Como prometido, é essencial sair da mesmice e conhecer alguns locais pouco conhecidos pelos turistas, que estão sempre atrás dos cartões-postais.
Dessa maneira, você pode aproveitar mais a sua viagem e ter uma experiência única e, para isso, separamos aqui em duas partes.
Na primeira parte, a dica é conhecer o AquaRio, o maior aquário da América Latina, com 5 andares e mais de 350 espécies animais.
Ideal para as crianças e amantes do meio ambiente, o Espaço Semear fica na Ilha Primeira e possui diversos saraus, atividades, encontro de autores, biblioteca, restaurante e brechó.
Grumari é uma área que não tem transporte público, ou seja, você precisa alugar algum meio para chegar e conferir as areias brancas e vermelhas, área calma e longe da movimentação.
Outra dica desse tipo é a Ilha da Gigoia, que tem arquipélago, só pode ser acessado de barco e super rústico.
5# Lugares escondidos no Rio de Janeiro – Parte 2
Por fim, você precisa conhecer a Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, com entrada gratuita e um arsenal simplesmente maravilhoso.
Mesmo para aqueles que não são leitores, a dica é conferir toda a arquitetura do prédio, tanto externa quanto internamente.
Já o Museu do Açude é um cantinho que fica em um casarão datado de 1913 na Floresta da Tijuca.
Além do museu, você pode conferir diversas relíquias da Europa, muitos azulejos e louças, escultura a outros acervos.
Outras dicas incluem:
- The Maze;
- Toca do Bandido;
- Casa da Águia;
- Vila do Largo;
- Buraco da Lacraia, etc.
Copacabana: o bairro da Bossa Nova
O Bairro de Copacabana é um dos mais amados do Rio de Janeiro e um verdadeiro point durante o ano todo. Ou seja, é aqui que muita coisa acontece.
Sendo um dos palcos mais belos quando o assunto é praia, o local também tem muita infraestrutura pronta para os locais e turistas, prédios gigantescos, calçadão e mais.
Inclusive, tudo isso começou há muitos anos, impulsionado pelo fechamento dos cassinos na década de 50.
Assim, muitos prédios eram construídos muito próximos uns dos outros, para economizar espaço.
Da mesma forma, acontecia a revolução musical, mas com a necessidade de “cantar baixinho para não atrapalhar os vizinhos”. Logo, o gênero bossa nova não apenas surgiu, mas se tornou uma referência importante, reconhecida internacionalmente.
Então, a dica é conferir o calçadão com ambulantes que circulam o dia todo, aproveitar uma tarde de sol na praia, bem como as paisagens incríveis, e ainda acompanhar o trabalho de muitos artistas locais, que ficam próximos da areia.
No canto da praia você encontra o Forte de Copacabana, que vale a pena visitar. Aqui estão Museu do Exército, Confeitaria Colombo e restaurantes com o melhor do sabor carioca.
E se estiver hospedado por ali, não deixe de conhecer a Praia de Ipanema, um espaço pronto para receber todos de braços abertos, super limpo e com as águas azuis que impressionam.
Cabe destacar que o bairro de Copacabana costuma ser mais acessível que Ipanema, já que este tem um visual mais charmoso e elegante, atraindo famosos.
Por outro lado, o cantinho da bossa nova é mais popular, tem muitas opções de comércios, fica em uma região privilegiada do Rio e tem hotéis econômicos. Então, acompanhe os sites de hospedagem e não perca nenhuma oferta!
Enfim, agora que você já conhece os melhores cantos para sua viagem, não perca mais tempo? Os Melhores Destinos está aqui e você pode dar o primeiro passo para conhecer o território nacional agora!