Pular para o conteúdo

Ouro Preto MG – Pontos Turísticos Para Você Conhecer

Ouro Preto MG é uma cidade que mantém o estilo colonial, com muitas pontes e fontes, ruas íngremes, bem como igrejas e capelas espalhadas pelo município.

Pensando nisso, separamos aqui os principais pontos turísticos que você precisa conhecer, para organizar a sua viagem e garantir aquele roteiro incrível. Vamos lá!

Onde fica Ouro Preto MG?

Ouro Preto é conhecida pela arquitetura barroca, localizada na Zona Leste, mais especificamente na Serra do Espinhaço. Inclusive, em relação ao estado, a região fica na parte central.

A cidade fica próxima de outras bastante conhecidas, como Mariana, Ouro Branco, Congonhas e Conselheiro Lafaiete.

Já a história da cidade começa com a Inconfidência Mineira, sendo que o município foi palco de grandes lutas e de pessoas importantes que fizeram parte da revolta.

Em relação à origem, o local começou como o Arraial do Padre Faria por volta de 1698, até que se juntou a outros arraiais, tornando-se sede de conselho.

Então, passou a ser chamada de Vila Rica em 1711 e, em 1720 foi a escolhida para ser capital de Minas Gerais.

Porém, só depois da independência do Brasil, em 1823, a vila passou a se chamar Ouro Preto, oficialmente capital da província, sendo sede da Inconfidência Mineira em 1839.

Inclusive, a cidade foi declarada Patrimônio Cultural da Humanidade em 1980.

O nome da cidade é uma referência a camada de óxido de ferro presente na região.

Principais pontos turísticos para você conhecer

Depois de conhecer um pouco mais sobre a cidade de Ouro Preto MG, é hora de descobrir quais são os pontos turísticos que não podem faltar no seu roteiro de viagem.

1# Igrejas: um ponto turístico além da religião

Independentemente da sua religião, as igrejas de Ouro Preto são um evento indispensável, com construções históricas e que são verdadeiras atrações. Inclusive, muitas delas cobram pela entrada, não sento autorizada fotos internas.

Por isso, confira quais são as regras ou custos de visitação, para já ir preparado para isso.

De qualquer forma, vale a pena conferir. Então, separamos uma lista de algumas delas aqui:

  • São Francisco de Assis;
  • Matriz de Nossa Senhora do Pilar;
  • Nossa Senhora do Rosário dos Brancos;
  • Matriz Nossa Senhora da Conceição;
  • Nossa Senhora do Carmo;
  • Nossa Senhora do Rosário dos Pretos;
  • Igreja de Santa Efigênia.

Ao mesmo tempo, a cidade conta com diversas capelas e outras igrejas espalhadas pelo território. Então, explore e aproveite ao máximo a sua estadia.

2# Museus em Ouro Preto MG

ouro preto mg

A cidade de Ouro Preto é repleta de história e mantém toda a cultura viva, justamente por isso, os museus são points indispensáveis na hora de viajar.

Dessa forma, você poderá se encantar com a história, entender mais sobre toda a atividade mineradora e ver obras de artistas renomados e importantes da região, como Aleijadinho.

Neste cenário, você pode conferir diversas opções distintas, como a Visitação as Minas de Ouro, que são visitas guiadas onde aconteciam grande parte do trabalho escravo, por túneis.

Além disso, não deixe de conferir o Museu da Inconfidência, que fica em um dos prédios antigos da cidade, localizado na Praça Tiradentes, com 16 salas temáticas.

Da mesma maneira, há o Museu do Oratório, Arte Sacra e o Museu do Aleijadinho, com diversas obras anônimas e de famosos.

3# Praça Tiradentes

A Praça Tiradentes, ou antigo Morro de Santa Quitéria, o local é uma homenagem ao principal nome da inconfidência mineira.

Sendo assim, a construção do principal monumento ocorreu em 1984, cartão postal da cidade.

Vale destacar que na praça, você ainda pode conferir diversas construções coloniais locais, todo decorado em branco, com janelas e portas coloridas e ruas de paralelepípedo.

Então, a dica é conferir as construções e explorar as ruelas, aproveitando para tirar muitas fotos.

Uma dica especial é conferir a Feirinha de Pedra Sabão, que fica em frente a Igreja de São Francisco de Assis.

A feira tem em torno de 50 barracas que vendem presentes, itens de artesanato, recordações, joias em geral, pedras locais e muito mais. Ou seja, hora de ir às compras!

4# Teatro Casa da Ópera e Casa dos Contos em Ouro Preto MG

O Teatro Casa da Ópera dá aquela sensação de viagem no tempo, com uma fachada supersimples, mas que esconde muito no seu interior.

Dessa forma, conta com diversos itens culturais incríveis, uma estrutura completamente interessante e leva o título de Teatro mais antigo de toda a América Latina que ainda está em atividade.

Portanto, além de ver o local, você ainda pode usufruir de vários eventos e visitas guiadas. Tendo um valor bastante acessível, conforme as apresentações.

Já a Casa dos Contos é um tipo de museu com entrada gratuita, com arquitetura e decoração antigas, maquete detalhada e muitos documentos originais de todo o ciclo do ouro da região.

Além disso, conta toda a história do Ministério da Fazenda, sendo um ponto turístico importante e bonito.

5# Outros pontos turísticos para conferir

Por fim, Ouro Preto MG conta com outros pontos turísticos indispensáveis para viajar e se emocionar, saber mais da história do país, tirar fotos impressionantes e mais.

Assim, você pode conhecer as Minas do Palácio Velho, datadas do século 18, aberto para visitação e quase 100 metros de galerias.

Outra opção é o Mirante do Morro São Sebastião, para ver a cidade de cima, quase inteira. Inclusive, é um ponto amado pelos viajantes para ver o pôr-do-sol.

Ouro Preto também conta com alguns parques, como o Parque das Andorinhas, com piscinas naturais, trilhas e cachoeiras, bem como o Itacolomi, com passeios, Museu do Chá e lagoa.

Dessa forma, o ideal é organizar o seu roteiro de viagem, para saber quais são os pontos turísticos mais próximos, aproveitando a ida, e curtindo mais das ruas e de todas as construções locais.

Assim, você pode conferir não apenas os locais históricos, mas também curtindo a região, indo a restaurantes e conferindo toda a culinária típica.

Mas, se ainda tiver dúvidas quando ao seu próximo destino, aproveite para conferir os demais posts do Melhores Destinos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nv-author-image

Naéliton Oliveira

E aí pessoal, beleza? Eu sou o Naéliton Oliveira, nascido lá em 1990, e querem saber de uma coisa? Viajar é bom demais... Bora Ali Passear. Vamos trocar uma ideia, compartilhar experiências e, quem sabe, até planejar uma viagem juntos? Afinal, a vida é curta demais pra ficar parado, né?