Pular para o conteúdo

Goiânia GO – Melhores Pontos Turísticos

Goiânia GO é uma cidade brasileira localizada em Goiás, há pouco mais de 200km da capital, Brasília, e marcada por ser uma região mais plana, com uma geografia contínua.

Além disso, conta com uma série de pontos turísticos fantásticos, que atrai viajantes de todas as regiões. Sejam aqueles que vão ficar um ou dois dias, bem como aqueles que querem relaxar durante as férias do ano. Então, vem conferir o que há de melhor no município!

Onde fica Goiânia GO?

Goiânia fica na região centro-oeste do Brasil, junto a outras cidades turísticas bastante conhecidas e está entre as cidades mais arborizadas do Brasil.

O local foi totalmente planejado, entre os anos de 1933 e 1942. Ou seja, é uma cidade mais nova que outras do território.

Assim, a cidade foi planejada para ser a capital do estado e também uma forma do Governo garantir a ocupação da região, que era relativamente baixa.

Neste cenário, a construção da cidade foi um marco importante para o crescimento da população e da economia. Através do projeto, foi possível garantir que a construção da cidade impulsionasse a migração com áreas residenciais e comerciais bem-definidas.

Dessa forma, as áreas verdades foram totalmente preservadas, as indústrias têm o seu local de desenvolvimento e o município conseguiu crescer de forma mais controlada, conforme o plano.

Para saber mais sobre a questão histórica e geográfica da cidade, confira o Mundo Educação.

Principais pontos turísticos para você conhecer

Agora é hora de conhecer os melhores pontos turísticos de Goiânia GO que devem estar na sua caderneta na hora de viajar.

1# Museu Ludovico Teixeira e Museu Zoroastro Artiaga

museu ludovico

Para começar essa lista, vale a pena citar dois museus amados pelos viajantes.

O Museu Ludovico Teixeira também é chamado de Casa de Pedro Ludovico, já que foi onde ele viveu e sendo uma importante figura local.

Construída em 1934, a casa conta com diversos objetos importantes da história, itens pessoais de Pedro e sua esposa e muito sobre a fundação da cidade.

Já o Museu Zoroastro Artiaga foi fundado em 1945 como o primeiro museu oficial do município e conta com diversos itens dos indígenas locais, com uma arquitetura que segue os moldes da época.

Atualmente, são mais de quatro mil peças dos povos da região, incluindo cultura, sobrevivência e folclore.

Ambos contam com entrada gratuita, mas é interessante conferir os horários de funcionamento quando viajar.

2# Praça Cívica e Praça Tamandaré em Goiânia GO

goiânia go

A Praça Cívica, fundada em 33, tem formato retangular, é super importante para a cidade, sendo totalmente projetada, com diversos monumentos.

Da mesma maneira, é neste espaço que você confere vários prédios importantes, como o Palácio das Esmeraldas, sede do governo estadual.

Neste cenário você encontra o Monumento das Três Raças, com sete metros de alturas e três figuras representando o índio, negro e o homem branco, responsáveis pela construção de Goiânia.

Pertinho da Praça Cívica você encontra o Bosque dos Buritis, que também vale a pena conferir.

Já a Praça Tamandaré é uma das mais animadas, sendo um point de encontro comum para locais e turistas.

Com uma extensa área verde e um paisagismo incrível, a praça tem diversos pontos de descanso, arvores, bem como onde acontece diversos eventos, incluindo feiras e shows.

3# Mutirama

O Mutirama é um dos pontos indispensáveis de viagem, ideal para adultos e crianças.

No local, você verá um parque de diversões para todas as idades, ainda que antigo, já que tem mais de 50 anos. Entretanto, continua sendo um símbolo importante da cidade.

Além das atrações comuns, como carrossel e montanha-russa, você também pode ir na roda-gigante, com vista para a cidade, Parque dos Dinossauros, Planetário e mais.

Uma vantagem é que a entrada no parque é gratuita. Então, você não precisa pagar para ir aos brinquedos e pode aproveitar uma tarde bem diferente.

4# Bares do Setor Marista em Goiânia GO

Ao contrário das outras cidades, Goiânia é uma cidade dividida em setores, não bairros. Sendo que alguns são maiores que outros.

O Setor Marista começa na parte sul do Bosque dos Buritis e vai até o Parque do Areião, ou seja, é uma área extensa.

Mas é justamente aqui que você encontra diversas opções ideias para adultos, como bares para ir a noite.

Dessa forma, um dos mais conhecidos é o Bahrem, que fica na Rua 14 e ponto para cantores sertanejos. Mas você também pode conferir o Villa Mix, na Avenida 136 ou o Coco Club, na Rua 139.

Já para aqueles que querem um local mais alternativo, a dica é o Rochket07.

Mas fique tranquilo, nessa mesma área você encontra diversos restaurantes e outros estabelecimentos mais calmos, ideias para famílias, ou mesmo para quem busca algum descanso depois de um dia cheio.

E, para os que consideram que a noite “é uma criança”, aproveite os “pit dogs”, que são os trailers que abrem no início da noite e ficam abertos a madrugada toda, até o amanhecer.

5# Outros pontos turísticos em Goiânia GO

Por fim, Goiânia GO tem muitos outros pontos turísticos incríveis para tornar a sua viagem inesquecível.

O Parque Vaca Braba é um dos principais do município, com uma grande área de lazer e o nome vindo das vacas selvagens (e bravas) que ficavam no lago.

Perto do lago você encontra o Parque do Areião, uma área de proteção ambiental onde o lago é resultado das nascentes localizadas por ali, com uma orla bonita e uma região mais tranquila e arborizada.

Além disso, a cidade tem o Jardim Botânico, com lagos, riachos, espaços verdes e tranquilos e o borboletário a céu aberto.

Mas, você também pode conferir:

  • Parque Flamboyant;
  • Centro Cultural Oscar Niemeyer;
  • Museu do Cerrado;
  • Beco da Codorna;
  • Catedral Metropolitana;
  • Lago das Rosas;
  • Antiga Estação Ferroviária.

A cidade ainda conta com o Gra Rooftop, um pub do Setor Marista e que permite que você veja a cidade do alto, muito procurado ao pôr-do-sol.

Mas, para este local, é essencial reservar a sua mesa, já que pode ficar bem cheio.

Enfim, aproveite para conferir mais opções de locais incríveis para viajar pelo Brasil, e fora dele, aqui no Melhores Destinos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nv-author-image

Naéliton Oliveira

E aí pessoal, beleza? Eu sou o Naéliton Oliveira, nascido lá em 1990, e querem saber de uma coisa? Viajar é bom demais... Bora Ali Passear. Vamos trocar uma ideia, compartilhar experiências e, quem sabe, até planejar uma viagem juntos? Afinal, a vida é curta demais pra ficar parado, né?