Pular para o conteúdo

Maceió AL – Pontos Turísticos Imperdíveis!

Maceió AL é capital do estado e conta com uma história ampla e antiga, ainda representada em muitas construções da cidade, principalmente no centro, com casas coloniais.

Dessa forma, os pontos turísticos não se limitam as belas praias (que vão tirar o seu fôlego), mas as diversas possibilidades de passeios que vão trazer uma nova perspectiva para a sua vida. Confira!

Onde fica Maceió AL?

A cidade de Maceió fica na Costa Leste do território brasileiro e se destacar por ser um destino de areias brancas e águas azuis ou cristalinas, com diversas praias diferentes, para você viajar entre elas.

Entretanto, a história começa muito antes dos dias atuais e até antes dos portugueses invadirem a região.

Inclusive, o nome é uma referência aos indígenas locais, que chamavam o local de Maçayo ou Maçaiok.

Dessa forma, o território se destacava por ter uma beleza completamente natural e intocada pelo homem, com águas que formavam um verdadeiro cenário paradisíaco.

O início da colonização ocorreu no século 17, com os navios portugueses. Inicialmente, o foco era a extração das madeiras da floresta e, mais tarde, o açúcar, que começou a ser produzido em pequenos engenhos locais.

Já em 1673, o território passou a ser do Visconde de Barbacena, e não mais do Rei. Assim, iniciou-se a construção do forte e também um maior desenvolvimento da região.

Por volta de 1815, a vila de Maceió foi dividida de outras, o que elevou a condição, tornando-a uma cidade. Com a emancipação de Alagoas, em 1817, Maceió se tornou a capital, mesmo com alguma resistência, sendo que o título oficial aconteceu em 1839.

Ou seja, é uma história antiga e com muitas fases.

Principais pontos turísticos para você conhecer

Agora é hora de conhecer os melhores pontos turísticos de Maceió AL e começar a organizar toda a sua viagem de uma vez por todas!

1# Museu Palácio Floriano Peixoto

maceió al

Inicialmente, o Palácio Floriano Peixoto era a sede do governo estadual.

Com a construção finalizada por volta de 1900, é considerado um dos prédios mais bonitos da cidade, com estilo neoclássico.

Atualmente, é um museu que conta a história da construção da cidade e região, com obras de arte de importante pintores regionais e saladas dedicadas a pessoas importantes, como Aurélio Buarque, criador do dicionário que leva seu nome, e Lêdo, um importante poeta.

A entrada é gratuita e o cenário completo é bonito.

Cabe destacar outros museus locais, como o Théo Brandão e o Museu da Imagem e do Som.

2# Pontal da Barra em Maceió AL

Pontal da Barra dica na região sul, sendo um importante bairro da região, com uma localização privilegiada.

O local lembra uma pequena vila de pescadores, simples e tranquila. Ou seja, não é uma área muito moderna e não espere nada luxuoso. Afinal, o charme está justamente na tradicionalidade, com um estilo mais tradicional e simplista.

Por isso, atrai muitos viajantes que buscam pequenos restaurantes com comidas típicas, venda de artesanato, principalmente o bordado filé, e ruas repletas de lojinhas.

Uma dica especial é conferir o pôr-do-sol no Pontal, mais especificamente na Lagoa de Mundaú.

3# Parque Municipal em Maceió

O Parque Municipal é indispensável na sua viagem, já que vai colocar você em contato com a natureza, com uma extensa área de proteção ambiental, com fauna e flora intocadas pelo homem.

Além disso, possui 5 trilhas, cada qual com uma extensão e nível de dificuldade, ideal para ter aquela sensação de realmente andar sozinho em meio a mata.

Enfim, a entrada no parque é gratuita e você pode ir de ônibus, usando a linha 709 que passa em Ponta Verde.

Não deixe de conferir a Catedral de Maceió, que além de ser uma construção incrível, conta parte da história da evolução da cidade.

Da mesma maneira, possui uma grande escadaria, que realmente tira o fôlego, e diversos objetos expostos, a maioria uma referência a São Miguel e São Sebastião.

4# Piscinas Naturais de Pajuçara

As piscinas naturais de Pajuçara são um espetáculo localizado a pouco mais de 3km do Hotel Maceió Atlantic.

Procuradas por viajantes, locais e mergulhadores, as piscinas foram um tipo de spa natural, com águas cristalinas, quentes, supertranquilas e sem nenhuma onda.

Ou seja, você poderá relaxar em alto mar, sem se preocupar com movimentações.

Além disso, a piscina fica com vista para a orla e Cabo Verde, em ângulos diferentes, sendo comum ver pequenas jangadas circulando por ali, completando a paisagem de paraíso.

Então, você pode apenas relaxar, mergulhar para ver os peixes e ainda conferir os bares flutuantes na hora da fome, ou mesmo fazer passeios de barco.

5# Praias de Maceió AL

Por fim, não poderia faltar as belas praias, que são os principais atrativos para os turistas que querem viajar e conferir o sol da região acompanhado de águas azuis.

Sendo assim, existem diversas opções.

Se você for conhecer as piscinas naturais de Pajuçara, por exemplo, aproveite para ir até a praia local, um dos pontos turísticos mais visitados do país e com águas vindas diretamente do oceano.

Essa praia é bastante calma, com ondas amenas e uma temperatura mais agradável.

Outro point é a Praia de Ponta Verde, um ponto turístico famoso e que não esta exatamente dividida de Pajuçara, mas na sua continuidade.

Assim, as águas também são calmas e cristalinas, ideal para relaxar, juntar com os amigos e família ou mesmo para quem viaja com crianças. A vantagem é que um pouco mais urbana, com mais opções de restaurantes.

Vale destacar que a praia tem um coral, que impede a chegada de grandes ondas, forma um tipo de barreira natural com várias piscinas transparentes na maré baixa.

A Praia de Pratagi também é uma opção tranquila, mas não conta com nenhuma urbanização. Então, o visual é incrível, mas você deve ir preparado.

Na Praia do Carro Quebrado tem pouquíssima estrutura, mas tem. Conhecida pelas falésias coloridas, você só conseguirá chegar lá de buggy, o que já explica o nome local.

Outras dicas incluem o Farol de Ponta Verde, Praia de Jatiúca e muitos outros.

Sendo assim, Maceió AL tem diversas opções incrível e você pode viajar com a certeza de que vai encontrar points que nunca mais vai esquecer.

Enfim, para conferir outros destinos, faça parte da comunidade Melhores Destinos e organize a viagem dos seus sonhos a partir de agora!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nv-author-image

Naéliton Oliveira

E aí pessoal, beleza? Eu sou o Naéliton Oliveira, nascido lá em 1990, e querem saber de uma coisa? Viajar é bom demais... Bora Ali Passear. Vamos trocar uma ideia, compartilhar experiências e, quem sabe, até planejar uma viagem juntos? Afinal, a vida é curta demais pra ficar parado, né?