Lisboa Portugal é a capital encontrada na costa, atraindo milhares de turistas para as praias com águas do Oceano Atlântico, mas também sendo o polo econômico e político.
Pensando nisso, aqui você vai descobrir quais são os principais pontos turísticos locais, para se encantar e garantir uma viagem completa!
Onde fica?
Lisboa é a capital de Portugal, possuindo uma história interessante. Já que foi fundada por fenícios, mas acabou sendo tomada pelos gregos e cartaginenses.
Como capital da Lusitânia Romana, recebeu o nome de Olissipo, mas depois foi parte do reino de Galícia.
Assim, toda a cultura local está diretamente ligada a essas origens, com invasões que foram deixando marcas importantes na cidade.
Pensando no clima, os meses de dezembro e janeiro são os mais frios, sendo comuns as chuvas, deixando a cidade mais úmida. Já o verão costuma ter um aspecto mais morno e agradável, ideal para curtir as praias.
E se estiver organizando o seu roteiro, já comece a buscar as passagens de avião, garantindo a sua com antecedência, para economizar e até ter descontos.
Então, já tire o seu passaporte e organize todos os documentos que pode precisar, como passagem de ida e volta, comprovante de alojamentos e mais. Isso vai facilitar muito na hora de embarcar e desembarcar mais rapidamente.
Próximo a Lisboa você encontras cidades, como Sintra e Cascais, há menos de 30 minutos de carro, bem como Setúbal, Mafra, Loures e mais.
Melhores pontos turísticos de Lisboa Portugal
Se você ainda está na dúvida sobre conhecer ou não a capital, vale a pena conhecer os pontos turísticos de viagem que não podem faltar no seu roteiro.
1# Ruínas São Carmo
O Convento de São Carmo fica no topo de uma colina, sendo um retrato do caos de um terremoto de 1755. Em suma, o local foi assolado por um abalo, causando a destruição de muitos edifícios e a quebra de partes de alguns deles.
Com isso, o concento com fachada fótica conseguiu manter seus arcos e parte da construção, permitindo a criação de um Museu Arqueológico internamente.
Neste espaço você encontra diversos túmulos entalhadas em pedra, sarcófago, múmias, painéis e cerâmicas antigas, que contam a história da cidade.
Assim, além dessas ruínas, visite a Catedral da Sé, datado de 1150 e um dos mais antigos da região.
Segundo as histórias, a catedral foi erguida para ser uma mesquita, servindo de símbolo cristão, bem como da expulsão dos mouros.
Internamente, você verá estilos diferentes misturados em uma arquitetura de tirar o fôlego, podendo visitar tudo gratuitamente e pagando 2,50 euros pelo claustro.
E se você gosta de praia, não deixe de conferir um destino brasileiro incrível: Ubatuba!
2# Praça do Comércio e Arco da Augusta em Lisboa Portugal
A Praça do Comércio, ou Terreiro do Paço, fica nas margens do Rio Tejo, sendo um ponto comum de passagem para praticamente todos os outros pontos turísticos locais.
Da mesma maneira, no entorno da praça, você encontra uma série de edifícios importantes que já forma moradia de reis, mas que agora ocupam departamentos políticos, hotéis e restaurantes.
Um destaque é o Martinho da Arcada, queridinho de Fernando Pessoa.
Próximo à praça estão o Arco da Augusta, um símbolo de resistência construído após o terremoto, que devastou a cidade.
Nele, você pode chegar até o topo do monumento com uma vista total de Lisboa.
Portanto, aproveite também para ir até o fim da Rua Augusta e conferir a Praça do Rossio, uma das mais movimentadas da capital e onde se encontra o Teatro Nacional, Café Nicola, Estátua de D. Pedro IV e a Estação Ferroviária.
3# Panteão Nacional e Castelo São Jorge
O Panteão Nacional, ou Igreja de Santa Engrácia, atraia a atenção pela arquitetura, com o ar formando a paisagem e completando destaque para as linhas brancas da abóboda que fica no topo.
Não à toa, é um dos principais pontos turísticos de Lisboa, onde você pode ver o Rio Tejo, andar pelo bairro Alfama e muito mais.
Criado em 1836 por decreto e instalado na Igreja em 1966, o Panteão é uma homenagem a várias personalidades importantes, como Teófico Braga, Sidónio Pais, Óscar Carmona, Almeida Garret, Guerra Junqueiro e muitos outros.
Dessa forma, o Castelo São Jorge é uma incrível fortaleza datada do século XI e com um grande miradouro. Por estar em um local mais alto, é possível ver diversos dos melhores destinos da cidade dali de cima.
Inclusive, é comum que o local fique cheio de turistas próximo ao pôr-do-sol, garantindo uma vista incrível.
Ali, aproveite para andar pelas muralhas, visitar as torres, bem como conferir o sítio arqueológico.
Uma dica de ouro é conhecer o Elevador Santa Justa, projetado pelo mesmo arquiteto responsável pela Torre Eiffel, inaugurado em 1902.
4# Parque Eduardo VII e Avenida Liberdade
O Parque Eduardo VII é um dos maiores da capital e fica na Praça Marquês de Pombal.
Dessa forma, você pode andar pelo grande canteiro com arbustos e aproveitar a Feira do Livro de Lisboa, que sempre acontece em abril.
Além disso, confira toda a Avenida da Liberdade, onde fica o parque, qe é bastante arborizada, tem calçadas antigas e conservadas ou mesmo para conferir as lojas, hotéis e restaurantes.
Próximo você encontra outras praças importantes, como a dos Restauradores e do Marquês de Pombal, bem como conferir as bicas coloridas que estão dispostas pelas ruas.
Uma dica especial é conferir a Feira da Ladra, uma das mais antigas e famosas da região, acontecendo sempre as terças-feiras e sábados.
5# Outros pontos turísticos de Lisboa Portugal
Por fim, Lisboa conta com muitos outros pontos turísticos interessantes, como o Mosteiro dos Jerónimos, Torre de Belém, Padrão dos Descobrimentos, Museu Coleção Berardo e tantos outros.
Mas se você gosta de praias, não deixe de ir até as águas azuis de:
- São Pedro do Estoril;
- Meco;
- Garapinhos;
- Carcavelos;
- Caparica;
- São Julião;
- Figueirinha;
- Fonte de Telha;
- Adraga;
- Maças;
- Península de Troia, etc.
Enfim, existem muitas opções incríveis que vão tirar o seu fôlego e transformar a sua experiência, para viajar para os melhores destinos, tirar muitas fotos e garantir as melhores lembranças.