Conhecer Foz do Iguaçu é explorar uma região incrível do Paraná, sendo um dos pontos de maior concentração de pessoal em uma fronteira brasileira. Inclusive, fica em uma área privilegiada, com tríplice fronteira.
Pensando em todos os pontos turísticos e possibilidades que essa cidade traz, separamos aqui tudo o que você precisa saber para organizar a sua próxima viagem. Confira!
Onde fica?
A princípio, vale destacar que Foz do Iguaçu fica na região oeste, pertencente ao estado do Paraná, na área mais afastada e garantindo a tríplice fronteira.
Isso significa que a cidade forma uma fronteira entre três espaços: Brasil, Argentina e Paraguai.
Decorrente dessa tríplice, Foz é um cantinho brasileiro que encanta e atrai milhares de pessoas, não apenas por seus pontos turísticos belíssimos, mas também pelas possibilidades de compras além do país.
Uma curiosidade interessante é o nome da cidade, que também traz uma referência importante sobre ela.
Assim, Foz do Iguaçu é dividido em u = água e wa-su = rio, traduzido como rio caudaloso.
O nome é uma referência aos rios da região e sua união, um grande espetáculo local.
Dessa forma, a história da cidade paranaense começa com os indígenas, primeiros moradores locais, até a primeira ocupação “branca”, provinda de Pedro Martins e Manuel Gonzáles em 1881. Entretanto, apenas os dois ficarem pela região.
Mais tarde, os irmãos Goycochéa chegaram na região e começaram a exploração da erva-mate.
Porém, o grande destaque está em 1914, quando a Vila Iguaçu foi oficialmente criada e legalizada, já o nome como conhecemos hoje, surgiu só 4 anos depois, em 1918.
Cabe destacar que a região é amplamente diversificada, com muitas culturas se mesclando. As pesquisas do IBGE afirmam que existem em torno de 80 etnias na região.
Melhores pontos turísticos de Foz do Iguaçu
Depois de conhecer um pouco mais sobre a história, é hora de conhecer os melhores destinos que estão a sua espera nessa cidade encantadora. Vamos começar!
1# Parque Nacional do Iguaçu
Não dá para falar de Foz e não citar o Parque Nacional, já que é considerada uma relíquia importante e indispensável. Ou seja, é o principal ponto turístico local.
Então, aqui o ponto alto são as Cataratas, Patrimônio Natural da Humanidade segundo a Unesco e uma das 7 maravilhas naturais do mundo.
As cataratas são quedas de água gigantes e milenares, formadas pelo Rio Iguaçu e localizada na fronteira com a Argentina.
Justamente por isso, é possível observar essa beleza natural dos dois lados.
O passeio pelo parque também inclui trilhas, passeios com o ônibus ecológico e algumas outras atividades de aventura, como rafting, escalada, passeios de barco e escalada.
A dica é comprar o seu ingresso antecipadamente pelo site oficial.
2# Parque das Aves em Foz do Iguaçu
O Parque das Aves é um dos locais mais encantadores da região para os amantes de natureza, foi aberto em 1994 sendo destinado à preservação da mata natural e serve como casulo para a reprodução de animais.
Sendo assim, você pode conhecer parte dos 17 hectares de mata totalmente nativa e observar diversas aves, inclusive espécies tropicais raras. Entre os queridinhos estão os flamingos, araras e tucanos.
Mas, outro ponto especial aqui é o borboletário e o viveiro de beija-flores, que parece ter saído diretamente de um livro de fantasia. Já para aqueles que gostam de animais cheios de força, vale a pena conferir a área dos répteis.
3# Itaipu Binacional
A rede é uma hidrelétrica que começou a ser criada em 1971, com tratado oficial assinado dois anos depois pelo Brasil e Paraguai. Basicamente, o foco era aproveitar o Rio Paraná para gerar energia.
Já a Itaipu Binacional, como rede administrativa, foi criada em 1974 para o gerenciamento da construção, bem como para o gerenciamento da usina.
Atualmente, é a maior usina que gera energia limpa e renovável do globo, sendo uma referência e um local bastante interessante.
Portanto, você pode fazer um passeio panorâmico para conhecer os principais pontos, com mirantes e mais.
Existem opções diferentes de passeios, todos com guias, como o de ônibus ou barco. Cada uma das opções tem valores e duração distinta.
Mas não é só isso, também tem a Itaipu Iluminada, um show a parte com música que rende muitas fotos incríveis e uma sensação de outro mundo.
Uma dica especial é conferir outras cidades turísticas incríveis do Brasil aqui com a Melhores Destinos.
4# Curtindo Iguazú
Iguazú é o lado argentino, com entrada facilitada e possui diversos pontos turísticos interessantes.
Sendo assim, você pode ultrapassar a região brasileira e conferir o Puerto, Casino e a Aripuca e Feirinha, ideal para quem quer fazer algumas compras. Na maioria das vezes, a passagem pela fronteira é uma dica interessante para os brasileiros.
Afinal, aqui, é uma localidade fácil de acessar, que exige pouquíssimos documentos e ideal para conhecer um pouco mais dos “hermanos”. No quesito preço, tanto para curtir a vida noturna quanto para as compras, Iguazú é realmente uma boa opção.
5# Outros pontos turísticos de Foz do Iguaçu
Por fim, os melhores destinos são aqueles que tem muito a oferecer e, por isso, viajar para Foz é uma opção valiosa para todos os públicos.
Assim, você pode conhecer a Mesquita Muçulmana, datada de 81, com passeios guiados e uma arquitetura belíssima.
Ou você pode optar pelo Templo Budista de Chen Tien, que fica pertinho do Rio Paraná e conta com um parque de esculturas gigantescas.
Tem ainda o Bar de Gelo, Ecomuseu, Museu de Cera Dreamland e o Vale dos Dinossauros.
Mas, uma viagem para Foz do Iguaçu exige que você conheça o Marco das Três Fronteiras, aberto em 1903 e que passou por uma revitalização.
Se quiser saber mais ou conferir valores e horários de funcionamento, confira o site oficial de vendas.
Enfim, a cidade ainda conta com parque aquático, passeios de helicóptero, muitas atividades em meio a natureza, como o Iguassu Secret Falls e mais. Ou seja, opções para todos os públicos.
Agora, você já marcou sua viagem? Não perca mais tempo e dê o primeiro passo para conhecer Foz do Iguaçu e descobrir por que atrai milhões de turistas todos os anos!