Se você está em busca das principais festas da região Centro Oeste do Brasil para deixar o seu roteiro completo de comidas típicas, música e cultura, acaba de encontrar o post que vai mudar a sua vida.
Inclusive, vale destacar que essa região, como o nomo sugere, fica na parte central do território. Sendo assim, é onde ficam o Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Goiás e Mato Grosso.
Essa região se destaca por tudo, desde a sua história até a vegetação, com predominância do cerrado. Aqui é onde a economia tem foco no setor de serviços. Como a pecuária e a agricultura. Não à toa, é de extrema importância para o país, desde os primórdios com a mineração do ferro. Então, vamos às festas!
Goiás
Para começar, em Goiás você tem uma das festas mais conhecidas da região diretamente onde Cora Coralina nasceu: a Procissão do Fogaréu.
A festa religiosa já acontece há mais de 260 anos, acontece na Semana Santa e ganha as ruas com a encenação da perseguição sofrida por Cristo.
Dessa forma, quando o relógio bate meia-noite da chamada Quarta-feira das Trevas, toda a cidade fica no escuro e 40 pessoas encapuzadas começam as “buscas”. O caminho começa na Igreja Boa Morte e termina na Igreja Senhor dos Passos. Durante o percurso, diversas canções são cantadas e dezenas de fiéis acompanham tudo.
Mas tem muitas outras festas importantes:
- Cavalhadas: uma das mais antigas e que ocorre em 11 municípios do estado;
- Congada do Catalão: que se divide na parte religiosa com as missas e na folclórica com as apresentações;
- Festa do Divino Pai Eterno: sendo uma das romarias mais famosas do país;
- Exposição Nacional das Orquídeas: que reúne mais de 50 expositores e mais de 25 mil flores, etc.
Principais Festas da Região Centro Oeste: Distrito Federal
O Distrito Federal realiza várias das principais festas da região centro oeste. Mas podemos destacar a Festa do Divino e a Folia de Reis.
Além disso, anualmente acontece a Via Sacra em Planaltina e o Bumba Meu Boi, uma expressão cultural famosa em todo o território brasileiro e que aqui ganha apresentações, música e encenações.
Mato Grosso
Já em Mato Grosso, uma das principais festas da região centro oeste é o Siriri.
A manifestação cultural envolve uma dança de roda ou de fileiras formada por crianças, homens e mulheres, sempre em pares. Tudo com o som de violas de choro, ganzá e mocho. Mas com um ritmo acelerado.
Da mesma maneira, todos os participantes contribuem com canções e versos regionais, sempre compostos por locais ou pela comunidade em geral.
Durante a festa também é encenado/dançado o Boi à Serra. Uma histórica típica de Varginha que conta a história de um boi, em vida e morte, bem como sua captura. Outras festas incluem:
- Cavalhada: festa popular que data do tempo medieval e que já foi considerada profana;
- Cururu: uma das mais antigas da região com rodas de cantoria e dança que já tiveram cunho profano e seguem no religioso e cultural;
- Congo e Chorado: com muita música tradicional africana e com destaque para o Chorado, dançado apenas por mulheres;
- Festa de São Benedito: que dura por volta de 30 dias começando com a peregrinação da bandeira, etc.
Principais Festas da Região Centro Oeste: Mato Grosso do Sul
No Mato Grosso do Sul, uma das principais festas é a de São Sebastião. A festa surgiu como forma de agradecer ao padroeiro da agropecuária pela proteção contra as pestes.
Assim, as festividades incluem missas e novenas, muitas quermesses que atraem os turistas e noites repletas de pratos típicos da região. Outras festas incluem:
- Figueirão/Festa do Divino/Festa da Folia: com muitos nomes, a feta envolve danças e muita música;
- Banho de São João: marcada pela descida da ladeira e o banho da imagem do santo;
- Bom Odori: uma das mais tradicionais, remete a cultura oriental e destina-se a dar boas-vindas aos falecidos, etc.
Para saber mais e ficar por dentro dos Melhores Destinos, confira a página e já planeje o seu próximo roteiro!