Se você está em busca de economizar em sua viagem, prepara-se para conhecer as melhores dicas que podem mudar completamente o seu orçamento e garantir um passeio mais tranquilo. Isso tudo sem abrir mão de nada. Confira!
1# Tudo se resume a planejamento
O melhor segredo de todos é conseguir organizar e planejar a sua viagem considerando exatamente o que você quer, quais são as possibilidades e iniciando o processo.
Justamente por isso, é aqui que se encaixa uma série de dicas famosas quando o assunto é economizar.
Por exemplo, se você já sabe o destino, agora é hora de começar a pesquisar opções de hospedagem, passeios e agências de turismo, gastos com comida, o que precisa comprar para viajar (como biquínis) e assim por diante.
Dessa forma, você consegue ver os preços, comparar e escolher aquele que melhor se adapta ao seu orçamento.
Sem planejamento, você acaba comprando tudo de última hora e paga mais caro.
2# Saiba o que vai fazer no lugar de destino
Um dos erros dos iniciantes na hora de viajar é deixar para descobrir tudo por lá. Ou seja, aquela ideia de “quando chegar lá, eu compro os passeios/ingressos”.
Ao fazer isso, você estará preso a pouquíssimas opções. Além disso, é comum que tudo seja mais caro, já que você não tem muito o que fazer e vai precisar comprar. Em outras palavras, é a lei de oferta e demanda.
Portanto, ao fazer o planejamento, defina o que vai fazer quando chegar lá e já comece a compra dos ingressos ou a contratação de serviços. Muitas agências oferecem descontos interessantes para aqueles que fecham o contrato com antecedência e até dão cortesias.
Organizar isso garante economias e uma viagem mais tranquila. Afinal, ao chegar lá, você não vai precisar correr atrás de nada.
3# Tenha um orçamento para gastos gerais e uma reserva para emergências
Organizar uma viagem significa saber a data exata e, com isso, você pode economizar até chegar lá.
Por exemplo, muitos marcam viagens para dali a 5 meses e, durante esse período, pagam todo o cartão de crédito (para usar na viagem), guardam um valor todos os meses, evitam gastos desnecessários, etc.
Então, a regra é: defina o quanto você pode gastar nessa viagem, com restaurantes e compras/passeios extras, mas tenha uma reserva unicamente para emergências.
Logo, se acontecer alguma coisa, você não entrará em desespero e ainda evita uma dívida que pode levar meses para ser paga.
Dica: geralmente, contratar hospedagens com as principais refeições sai muito mais barato que ficar comendo “fora”.
4# Escolha uma temporada alternativa
Nem sempre é possível viajar fora de temporada. Afinal, a maioria das pessoas sai de férias em épocas parecidas.
Por isso, o ideal é avaliar como você pode fugir do maior alvoroço, evitando aqueles picos onde tudo é mais caro, as filas são enormes e os lugares ficam sempre cheios.
Neste cenário, prefira viajar o mais fora da temporada possível, evite os grandes dias festivos (como carnaval e Natal), fuja dos feriados prolongados, etc.
Muitas vezes, é mais vantajoso viajar e ficar no local de segunda a quinta-feira, do que durante o final de semana. Afinal, você poderá aproveitar mais.
Uma dica extra aqui é conferir as cidades próximas do destino, que podem ter opções vantajosas de hospedagens.
5# Na dúvida, leve na bolsa
Essa dica serve para uma série de questões. Por exemplo, sempre levar uma troca de roupas, toalha, um chinelo/sapato extra, evita que você precise comprar no destino. Onde geralmente é mais caro.
Mas também serve para os lanches. Assim, você evita comer nos restaurantes locais ou grandes centros.
Principalmente ao viajar com crianças ou em locais de trilhas e passeios mais longos, ter um lanchinho é fundamental. Aproveite para conferir dicas de lugares incríveis aqui nos Melhores Destinos!
6# Passeios alternativos e dentro do orçamento
A regra é: tenha um orçamento condizente com o seu estilo de vida. Caso contrário, vai gastar demais e pode passar um ano pagando por aquele passeio.
Claro que, em alguns casos, quando se trata de um grande sonho, isso pode não ser um problema. Mas é preciso avaliar muito bem antecipadamente.
Escolher lugares que cabem no seu bolso, destinos alternativos e que saem dos grandes “points turísticos” pode te ajudar a viajar mais, aproveitar muito e evitar dívidas.
7# Promoções em geral
Por fim, sempre acompanhe as promoções, descontos, cupons disponíveis, programas de milhas, cashback e assim por diante.
Assim, será mais fácil curtir uma viagem mais longa e/ou com mais atrações, mas tendo consciência dos valores pagos e até garantindo um retorno além da experiência.
Uma dica é conferir os benefícios dos cartões que você usa, como pontos, milhares, descontos, parceiros, etc.