Sul
Pontos Turísticos de Curitiba Que Você Precisa Conhecer
Venha Conheçer os Melhores Pontos Turísticos de Curitiba PR.
Curitiba é um cantinho brasileiro do estado do Paraná que encanta os turistas e moradores, levando muitos a se fixar na região de forma permanente.
Justamente por isso, separamos aqui os melhores pontos turísticos que você deve conhecer durante sua viagem para entender por que o local é um dos melhores destinos do seu próximo roteiro. Confira!
Onde fica?
A princípio, Curitiba fica na região sul do país, sendo a capital do Paraná, sendo que as cidades mais próximas incluem Campo Magro, Pinhais, Colombo e Araucária, além de outros.
Inclusive, a cidade se destaca por ficar a apenas 400km de São Paulo, que é um ponto comum na hora de considerar a distância, principalmente se você estiver no interior.
Já em relação à história, a cidade recebeu esse nome vindo diretamente dos indígenas. Acontece que os guaranis chamavam o local de “kur yt yba”, que significa que ali tinha uma “grande quantidade de pinheiros”.
Assim, a história da cidade começa com os índios e, mais tarde, é impulsionada com a emancipação política do Paraná e com os primeiros espanhóis e portugueses.
Entretanto, o local já tinha um bom volume de pessoas antes disso, em 1693, sendo classificada como uma vila.
Já em 1721, a vila se tornou um povoado com a visita de Raphael Pires Pardinho, sendo a primeira pessoa de importância e que realmente se preocupou com o meio ambiente. Graças a ele que a cidade perseverou no quesito, sendo uma referência até os dias de hoje.
Porém, depois disso, a cidade passou por algumas dificuldades, chegando a extrema pobreza, e sendo praticamente esquecida pela capitania.
Só em 1812 que as coisas mudaram com o tropeirismo, garantindo o crescimento populacional, dos comércios, armazéns e escritórios.
Em 1853 emancipou-se do Paraná, se tornando capital.
Melhores pontos turísticos de Curitiba
Depois de conhecer a história de Curitiba, é hora de descobrir por que esse é um dos Melhores Destinos de viagem que deveriam fazer parte do seu roteiro, inclusive se estiver de passagem por ali.
1# Jardim Botânico
Não dá para falar sobre a capital do Paraná e não citar o famoso Jardim Botânico, que encanta desde a bela fachada até as espécies guardadas no interior.
Dessa forma, tudo começa com a fachada de vidro que parece um palácio encantado, diretamente dos livros infantis e de histórias fantásticas.
Inclusive, a inspiração para a construção foi o Palácio dos Cristais, que fica em Londres.
Além disso, você poderá conferir a fonte d’água abrigada, os jardins geométricos e todas as espécies incríveis. A dica é sempre chegar bem cedo.
Como a entrada é gratuita, é comum que sempre tenha muitos turistas.
Aproveite também para conferir o Palácio Avenida, que fica no centro da cidade e foi inaugurado em 1929.
O prédio é obra de um imigrante sírio-libanês. Feres usou um projeto de Bernardino como inspiração e este foi um dos primeiros prédios da cidade. Geralmente, apresenta diversos shows, com destaque para o “Natal da Avenida”, que acontece em Dezembro.
2# Ópera de Arame e Setor Histórico em Curitiba
A Ópera de Arame é um teatro surreal que comporta até 1500 pessoas, construído inteiramente em metal e em cima de um lado.
Justamente por isso, a vista é incrível e você ainda poderá conferir peixes e patos nas águas verdes. A entrega também é gratuita, mas está desativado e funciona apenas como ponto turístico e casa de expressão cultural.
Para os amantes de história, a dica é ir ao Setor Histórico, localizado no Bairro São Francisco.
Aqui você vai encontrar o Largo da Ordem, Praça e Palácio Garibaldi, Igreja da Ordem de São Francisco, Fonte da Memória e muito mais.
Inclusive, aproveite para ir aos Domingos e conferir a feira de antiguidades e gastronomia, a mais famosa de toda a cidade.
3# Parque Barigui e Museu Oscar Niemeyer
Se você quer fugir de todo o movimento da cidade, uma dica é conferir o Parque Barigui.
Portanto, aproveita para conhecer a fauna, descansa, curti avista e aproveitar toda a estrutura com quadras, quiosques e churrasqueiras, parque de diversões e muito mais.
Também é aqui que fica o Museu do Automóvel.
Por outro lado, o museu é o local ideal para conhecer mais da história, desde a construção incrível e super diferente, até as exposições, sejam fixas ou temporárias.
O museu também tem jardins muito bonitos, e que rendem muitas fotos, áreas de piquenique e ocasionalmente realiza algumas oficinais artísticas.
4# Principais Praças de Curitiba
Por ser uma região amplamente histórica, a cidade tem diversas praças importantes e com muitos prédios antigos, pontos turísticos, restaurantes incríveis e belas árvores, destacando todo o cenário.
Mas, para uma viagem completa, você não pode deixar de conferir as praças:
- Tiradentes: marco zero da cidade com muitos atrativos, como o Paço Municipal e a Rua das Flores;
- Praça do Japão: aberta em 1962, possui memorial japonês, um Buda, escultura de lanterna, lago e 30 cerejeiras que vão tirar o seu fôlego;
Aproveite também para conferir o Museu Ferroviário, inaugurado em 1885, que abrigava a Estação Ferroviária local e com um grande acervo de vagões.
5# Outros pontos turísticos
Por fim, vale destacar que Curitiba possui muitos outros pontos turísticos incríveis.
Exemplo disso é a Torre Panorâmica, com 109 metros de altura e visita guiada, bem como o Bairro de Santa Felicidade, ponto tradicional da imigração italiana, com muitos cafés e vinícolas.
Outro passeio interessante é a Serra do Mar Paranaense, começando com o passeio de trem, que completa tem duração de 8 horas, ou pode voltar de van.
Ao mesmo tempo, dois Parques merecem destaque aqui:
- Tingui: homenagem aos indígenas locais, com Memorial Ucraniano, jardim repleto de flores e arquitetura única;
- Tanguá: com muitas lojas e bistrôs, torres de observação, lagos e trilhas e famoso por ser um point para ver o pôr-do-sol;
- Bosque do Alemão: também uma homenagem, aos alemães, o local tem trilhas, uma réplica de Bath, a catedral, a Torre dos Filósofos e mais.
Enfim, Curitiba tem muitos outros pontos turísticos interessantes. Por isso, na hora de viajar, veja o que está mais próximo do seu hotel e comece a usufruir da cidade o quanto antes.
Além disso, não deixe de conferir os demais posts aqui da página e já escolha seu próximo destino de viagem.