Pular para o conteúdo

Cidade Taguatinga DF – O Que Fazer Aqui

Taguatinga DF é uma região que fica no Distrito Federal, sendo caracterizada como administrativa e próxima a outros bairros famosos, como a Colônia Agrícola Samambaia e Águas Claras.

Dessa forma, possui uma série de pontos turísticos interessantes, para tornar a sua viagem ainda mais incrível e evitar que acabe andando apenas na região central. Então, vem conferir tudo o que precisa saber para o seu roteiro!

Onde fica?

Antes de mais nada, Taguatinga fica no Distrito Federal, ou seja, na região centro-oeste do país. Além disso, é uma região administrativa recente, fundada em 1958.

Porém, a história local começa muito antes da sua função.

Em síntese, em 1749, um pequeno povoado começou a aparecer perto do Córrego Cortado. Essa comunidade era formada por tropeiros e bandeirantes, que procuravam um local próximo à capitania de Goiás para se estabelecem comercialmente.

Mais tarde, o interesse comercial deu lugar a outro, já que o Córrego era usado na extração do ouro e de diamantes.

Assim, a fazenda de Gabriel da Cruz Miranda se estabeleceu na região e, em 1781, foi vendida para Antônio Couto de Abreu.

Dois séculos mais tarde a região torna-se o que é. Além de ser impulsionada pelo crescimento de Brasília, bem como pela importância do DF. O que atraiu muitos invasores, que roubavam terras.

O resultado é que a cidade foi criada com o intuito de controlar a situação, trazendo ordem para o desenvolvimento, mas também para evitar esses roubos. Visto que ainda não havia um grande controle sobre a terra.

Melhores pontos turísticos de Taguatinga DF

Agora é hora de conhecer alguns dos principais pontos turísticos locais, para se hospedar ou mesmo aproveitar sua viagem pelo Distrito Federal e conhecer mais do que a região tem a oferecer.

1# Taguaparque

taguatinga df

Brasília possui inúmeros pontos turísticos incríveis, mas se você gosta de espaços abertos e parques, precisa ir para Taguatinga DF.

Em síntese, a área é indispensável para aqueles que gostam de caminhar, descansar ou relaxar sem o barulho da cidade grande. Com carros e pessoas passando a todo instante.

No geral, o local atrai jovens e adultos. Inclusive para tirar fotos na fonte local ou na pequena ponte vermelha.

Aqui também tem um parque para crianças, pistas para caminhadas e muitas áreas de grama-baixa usadas para piqueniques.

Cabe destacar que existem alguns projetos em andamento para a revitalização da área, como uma pista de skate. Entretanto, isso ainda está por vir.

Seguindo nessa mesma perspectiva, você também pode conferir o pesque-pague local.

2# Parque Ecológico Lago Cortado – Taguatinga DF

Chamado pelos moradores de Parque Ecológico ou apenas Parque Cortado, trata-se de uma região de proteção ambiental. Aqui, o foco principal é protegeras nascentes.

Como resultado, é uma área ampla e bonita, com muitas árvores. Tudo natural e realmente incrível para passar uma tarde inteira.

Inclusive, o parque passou por uma reforma em 2019, mas já está aberto. A entrada é gratuita.

Entre as vantagens dos 56 hectares estão os espaços com queda de água, trilhas, parque para as crianças, quadra poliesportiva e nascentes. Além disso, você pode conferir a vista panorâmica, realizar piqueniques, tem acesso a chuveiros e assim por diante.

A obra foi paga pelo dono do shopping da cidade, uma medida para reduzir os impactos ambientais causados pela construção das lojas.

Uma dica interessante é conferir a Praça do Relógio, chamada popularmente de Taguá.

3# Parque Saburo Onoyama

Em Taguatinga DF você também encontra o Parque Saburo Onoyama, um parque ecológico destinado à atividade ao ar livre e um dos melhores destinos para os viajantes que chegam até a cidade.

Parte do parque estava fechado para a manutenção regular, mas foi reaberto no mês seis desse ano.

Além disso, é uma opção de baixo custo para a população, funcionando para jovens e adultos, mas atraindo principalmente grupos. Como famílias e amigos.

Aqui você encontra muita fauna natural e nascentes, trilhas pavimentadas, parques infantis, churrasqueiras, quadras, área especial para piquenique e piscina.

É interessante pensar que a história desse parque começa em 1950 com Saburo Onoyama, um agricultor e botânico japonês que veio até o país com o intuito de ajudar na implementação da capital.

4# Taguatinga DF: outras cidades que valem a pena  

Cachoeira Poço Azul

Se você está passando por Brasília, existem algumas cidades próximas que valem as horas de carro.

Em Planaltina, por exemplo, você tem o Morro do Centenário, Museu, parques, a Estação Águas Emendadas e todo o centro histórico, com casarões antigos.

Já em Brazlândia você encontra a Cachoeira Poço Azul e Chapada Imperial, além de todas as fazendas incríveis, algumas abertas para visitação guiada.

Outra cidade incrível é São Sebastião, com suas cachoeiras incríveis, áreas de caminhada e trilha. Inclusive, aqui é comum a prática de rapel.

Na região de Vargem Bonita também há os sítios históricos, Recanto das Águas, Cachoeiras e mais fazendas. Logo, muito espaço verde ideal para o descanso, belas fotos e para tornar a sua viagem mais incrível.

5# Vá para o Distrito Federal

Por fim, uma dica especial da Melhores Destinos é aproveitar sua estadia em Taguatinga DF para conhecer também Brasília, que conta com muitos pontos turísticos que vão tirar o seu fôlego.

Dentre eles os Museus e o Templo da Boa Vontade. Além de todos os prédios históricos e usados para os Três Poderes.

Já para os amantes de praia, não deixe de conferir Florianópolis, Paraty, Porto Seguro ou Ubatuba.

Mas, se você quer conhecer o exterior, clique aqui para conhecer as melhores opções e os pontos turísticos imperdíveis em cada um deles. Clique aqui agora! Depois, comenta o que achou e qual o seu próximo roteiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nv-author-image

Naéliton Oliveira

E aí pessoal, beleza? Eu sou o Naéliton Oliveira, nascido lá em 1990, e querem saber de uma coisa? Viajar é bom demais... Bora Ali Passear. Vamos trocar uma ideia, compartilhar experiências e, quem sabe, até planejar uma viagem juntos? Afinal, a vida é curta demais pra ficar parado, né?