Pular para o conteúdo

Melhores Pontos Turísticos de Campo Grande MT

Campo Grande MT é um dos melhores destinos de viagem para conhecer uma cidade repleta de história, pontos turísticos incríveis e o famoso Santuário Nossa Senhora do Perpétuo.

Assim, separamos tudo o que você precisa saber na hora de organizar o seu roteiro e aproveitar o que está mais próximo ou não da sua hospedagem. Confira!

Onde fica?

A princípio, Campo Grande é uma cidade localizada na região centro-oeste do Brasil. Seno que as principais cidades próximas incluem Nova Alvorada do Sul, Jaraguari, Rochedo, Ribas do Rio Parto e outras.

Vale destacar que o Mato Grosso do Sul é um local repleto de chapadões e planaltos, com uma forte presenta do cerrado e sendo bacia dos rios Paraná e Paraguai.

Não à toa, é o cantinho brasileiro que possui a maior área alagada de todo o logo terrestre, o Pantanal.

Já a história da cidade começa em 1872, com sua função.

Na época, José Antônio Pereira chega e se aloja nas terras, amplamente férteis e sem outros moradores próximos. Mais especificamente na Serra de Maracaju.

Porém, o título de município só chegou em 1889, oficialmente chamado de Santo Antônio de Campo Grande. Depois, foi encurtado.

Inclusive, existem duas possíveis histórias sobre o nome: devido à extensão da região e outra diz que foi devido a uma fala de José para os visitantes: “o campo é grande”.

De qualquer maneira, um dos pontos altos da história local foi os trilhos da Estrada de Ferro, em 1914, impulsionando o desenvolvimento.

Melhores pontos turísticos de Campo Grande MT

Agora é hora de conhecer os melhores pontos turísticos da cidade para já montar o seu roteiro de viagem e organizar tudo na mala.

1# Parque dos Poderes e Morada dos Baís

campo grande mt

O Parque dos Poderes é um dos locais queridinhos para observar toda a paisagem e se encantar em meio a natureza.

Assim, o lugar foi construído em 1982 como intuito de ser o centro administrativo, com diversos prédios importantes dos órgãos públicos.

Então, é aqui onde você verá a torre da TV Educativa, bem como o Palácio Popular da Cultura. Geralmente, é um local para descansar, andar ou visitar a reserva, onde é possível encontrar capivaras, macacos e muitos pássaros.

Já a Morada dos Baís é um local histórico e indispensável, sendo uma das primeiras construções locais feitas em alvenaria.

O local começou a ser erguido em 1913, finalizado em 1818, e foi casa de Bernardo Franco Baís. Por isso o nome.

Cabe destacar que foi tombado como Patrimônio Histórico e Cultural e conta com exposições, oficiais e shows.

2# Campo Grande MT: Parque das Nações Indígenas

O Parque é um dos principais lugares que recebem visitantes na cidade, com seus 119 hectares. Logo, faz parte da lista dos meios parques urbanos de todo o mundo.

Entre as vantagens do parque estão as possibilidades, com diversas atrações incríveis e opções para todos os perfis.

Sendo assim, você pode conferir o incrível Museu de Arte Contemporânea, Museu de História Natural e o Museu do Índio.

Porém, o destaque está na área verde, onde você encontra uma ilha com um belo píer, onde fica a nascente do Córrego Prosa.

Você também pode ver diversas exposições de artefatos das tribos locais, animais típicos da região e outros. Então, aproveite muito!

E se você é apaixonado por praias, não deixe de conferir os melhores pontos turísticos de Paraty e Florianópolis.

3# Museu e Aldeia Indígena Marçal 

Além dos museus já citados aqui dentro das outras atrações, Campo Grande MT conta com mais opções para você adicionar ao roteiro. Sendo um dos melhores destinos para conhecer mais da história, se encantar e descobrir mais sobre o país onde mora.

Dessa forma, confira o Museu das Culturas Dom Bosco, datado de 1951, com diversas coleções indígenas, da fauna do Pantanal, taxidermia e outros.

Todo o local fica dividido em áreas, tornando o passeio mais fluido e fácil.

Outra opção de museu é o José Antônio Pereira.

Mas você também pode visitar as 135 ocas de alvenaria na Aldeia Indígena Marçal de Souza, que conta um pouco mais sobre a influência desses povos na região.

Ali você também aprende sobre cultura, artesanato, tapeçaria, pode comprar diversas peças incríveis e tirar belas fotos.

E para os que amam compras, não deixe de conferir a Casa do Artesão, que fica próximo a praça central da cidade.

4# Pantanal – O encanto de Campo Grande MT

O Pantanal é um local incrível e um dos mais visitados da região.

Entretanto, a cidade sede oficial desse ponto turístico é Corumbá e, como resultado, tem quase 400 km de distância entre um local e outro. Ou seja, é preciso se programar.

Assim, os meses de junho a setembro é quando o clima fica mais seco. Os demais são mais chuvosos, o que atrai mais turistas que buscam as cheias das áreas alagadas.

Entretanto, em cada uma das estações há vantagens na visitação. O período de seca dá aquele aspecto de savana. Logo, você pode andar a pé ou de carro por vários cantos.

Já no período chuvoso tudo se transforma e os passeios só acontecem de barco.

Além disso, em todas as épocas do ano, há outras atividades que podem ser feitas além da observação da natureza, como as visitas nas fazendas e mais.

Dessa forma, a maioria das atividades são focadas no ecoturismo e você pode comprar os ingressos online.

5# Outros pontos turísticos

Por fim, Campo Grande MT possui alguns outros pontos turísticos interessantes e que valem a pena estarem no seu roteiro.

Exemplo disso é o Complexo Ferroviário, com 32 tanques com diversas espécies de peixes.

Da mesma maneira, vale a pena conhecer a Praça das Araras, com um monumento importante para a cidade, bem como o Lago do Amor, da década de 60 e que possui algumas áreas com tulipas.

E, se você gosta de visitar cidades próximas, não deixe de ir até Bonito, com suas grutas e águas azuis incríveis que vão tirar o fôlego e trazer aquela sensação de paraíso perdido.

Mas, para acompanhar todas as dicas de locais turísticos, no Brasil ou no exterior, já acompanhe a Melhores Destinos e marque sua próxima viagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nv-author-image

Naéliton Oliveira

E aí pessoal, beleza? Eu sou o Naéliton Oliveira, nascido lá em 1990, e querem saber de uma coisa? Viajar é bom demais... Bora Ali Passear. Vamos trocar uma ideia, compartilhar experiências e, quem sabe, até planejar uma viagem juntos? Afinal, a vida é curta demais pra ficar parado, né?