Pular para o conteúdo

Imperdível: Cachoeiras em Ilhabela para você conhecer!

As cachoeiras em Ilhabela são pontos turísticos a parte, capazes de transformar a sua viagem a esse cantinho paradisíaco, garantindo ainda mais suspiros para o seu roteiro.

Dessa forma, separamos aqui as melhores opções e algumas dicas especiais de como aproveitar mais (e tirar fotos incríveis). Confira!

1# Cachoeira do Aerado

Entre as mais belas cachoeiras em Ilhabela, a do Aerado é uma das mais imperdíveis da região. Sendo amada por turistas e locais. Afinal, é aqui que você confere uma das maiores quedas da ilha.

Assim, para isso, você vai precisar percorrer uma trilha mais longa, o que faz com que muitos acabem desistindo dessa maravilha da natureza. O resultado, é que tem um volume menor de turistas por ali.

Mas pode ficar tranquilo, o acesso é considerado médio, dura em torno de duas horas e meia e você vai conferir muita natureza, verá leito dos rios e vai andar sobre as formações rochosas da região. E também passar por algumas passarelas.

O resultado, é uma vista de tirar o fôlego, águas cristalinas e poço de tom verde-esmeralda e uma experiência inesquecível.

2# Cachoeiras em Ilhabela: Paquetá

Uma das mais conhecidas na região, o nome vem de “pacas”, um animal comum no sul da ilha. Inclusive, as pacas fazem sucesso entre os turistas.

Dessa forma, o acesso à cachoeira é fácil, percorrendo a Rua José Batista dos Santos. Depois, você vai caminhar por uma trilha (fique tranquilo que o caminho é fácil), que demora em torno de 25 minutos.

Com isso, você chegará no ponto mais alto, e amado para as fotos. A cachoeira tem uma queda leve que lembra um escorregador e o poço para banho tem águas cristalinas, tudo em meio a mata.

Aproveite também para conferir os 10 pontos turísticos da região centro-oeste e se programe para conhecer cada um deles!

3# Cachoeira do Veloso

A Cachoeira do Veloso é aquele típico lugar menos conhecido, mas capaz de fazer você querer morar ali.

Com uma queda d’água de 70 metros em meio a rochas que terminam em um poço raso, é ideal para todas as idades. Além de ser mais tranquilo.

Junte isso a toda a vegetação natural que cerca o espaço e você terá um verdadeiro paraíso a sua frente. Inclusive, aproveite para visualizar as cachoeiras menores, com 50m cada.

4# Cachoeiras em Ilhabela: da Toca

cachoeiras em ilhabela

A Cachoeira da Toca também está na lista de mais visitadas da região. Principalmente por possuir uma boa infraestrutura. Com isso, os viajantes podem aproveitar a ducha, banheiros e área de estacionamento.

Como fica em uma região privada, é cobrada uma taxa de entrada. Uma vantagem considerando que o valor é reinvestido ali mesmo.

Dessa forma, a beleza natural das águas cristalinas em meio as pedras, incluindo um tobogã natural formado por uma grande rocha são o ponto alto.

O nome, inclusive, é uma referência a uma “toca”, formada por pedras.

5# Cachoeira do Gato

Por fim, a Cachoeira do Gato, que exige que você percorra trilha com mesmo nome, mas tudo muito fácil, tem uma boa infraestrutura, com corrimões e pontes.

A cachoeira tem uma grande queda d’água que lembra um véu de noiva, desaguando em meio as pedras e percorrendo seu caminho por entre formações antigas.

Como resultado, é aquele cantinho que muitos turistas adoram para se sentar, tirar fotos e vislumbrar um cenário completamente natural e bem diferente do que estamos habituados na cidade.

Dicas para visitar cachoeiras

Enfim, separamos algumas dicas especiais para você visitas todas as cachoeiras e aproveitar cada roteiro ao máximo. Inclusive para evitar acidentes. Então, anote:

  • Procure informações reais sobre como chegar, taxas, trilhas e nível de dificuldade;
  • Fique atento ao nível da água: se notar qualquer mudança, saia rapidamente e vá para um local mais longe e mais alto;
  • Fique de olho no caminho, para evitar tropeços em galhos ou nas pedras;
  • Use bons sapatos: preferencialmente tênis com solado emborrachado, já que as pedras escorregam;
  • Prefira manter os tênis nos pés mesmo dentro da água, já que ali também há pedras;
  • Evite brincadeiras arriscadas: o fundo pode estar próximo, pode haver pedras, bem como galhos;
  • Respeite as regras locais;
  • Leve apenas o necessário: evite ficar carregando peso que não é essencial;
  • Sempre tenha uma sacola/saco de lixo na mala e recolha seu lixo;
  • SEMPRE tenha e use protetor solar e repelente.

Enfim, preparado para começar a curtir mais cada uma das cachoeiras em Ilhabela e outras que encontrar pelo caminho? Já fique de olho no Melhores Destinos e veja mais opções de lugares que você precisa conhecer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nv-author-image

Naéliton Oliveira

E aí pessoal, beleza? Eu sou o Naéliton Oliveira, nascido lá em 1990, e querem saber de uma coisa? Viajar é bom demais... Bora Ali Passear. Vamos trocar uma ideia, compartilhar experiências e, quem sabe, até planejar uma viagem juntos? Afinal, a vida é curta demais pra ficar parado, né?