Pular para o conteúdo

Cachoeiras em Cunha – Veja 3 Opções e Algumas Dicas

Se você quer conhecer as cachoeiras em Cunha e transformar a sua viagem em uma verdadeira caminhada em direção aos melhores pontos turísticos locais, esse é o melhor post para organizar o seu roteiro.

Então, já pegue seu bloquinho de notas e não perca nenhum desses destinos!

1# Cachoeiras em Cunha: Desterro

A princípio, uma das mais escondidas da região, mas ideal para quem busca mais tranquilidade no passeio.

O lugar fica pertinho de outras cachoeiras e numa área privada. Mas você pode entrar sem pagar nada. Entretanto, lembre-se de abrir e FECHAR a porteira logo depois que passar por ela.

Em seguida, você estaciona e começa uma caminhada curta e leve. E não se engane pelo caminho: ao final, você terá uma vista surpreendente. Em algumas épocas do ano (quando está mais seco), você verá que a queda se divide, formando cachoeiras menores. Esse é o tempo mais favorável e o banho será tranquilo e prazeroso.

2# Cachoeira do Mato Limpo

Uma das mais conhecidas da região, principalmente pela facilidade no acesso, já que você consegue ver mesmo da estrada, antes de sair do carro, o lugar é um verdadeiro achado.

Em meio apedras gigantes e muita vegetação, você verá um caminho de pedra/terra praticamente limpo até chegar à queda d’água. Ainda que seja um local de passagem e pouco usado para banho, vale a pena conferir.

Uma dica para os turistas que vão passar mais dias em Cunha é conferir a Pedra da Marcela e o Lavandário, dois locais bonitos e famosos na região.

3# Trilha do Rio Paraibuna

Apesar do nome, é um dos locais mais bonitos e de fácil acesso na região. Além de ter uma das menores trilhas.

Sendo assim, você já começa a trilha vendo uma cacheira pequena e bonita, com uma piscina natural. Muitos até param por aqui mesmo. Porém, a dica é continuar o percurso.

Dessa forma, você vai encontrar mais opções de quedas e uma área de mata fechado. Ainda assim, o caminho continua plano e fácil para andar. Justamente por isso, é uma opção interessante para pessoas com algum tipo de limitação, crianças e idosos.

E se você realmente gosta de cachoeiras, vem conhecer as opções de Ilhabela. É só clicar aqui!

cachoeiras em cunha

4# Cachoeira da Pimenta

Bastante famosa em toda a região, essa é uma das Cachoeiras em Cunha que mais atrai turistas. Justamente por isso, você verá algumas facilidades, como locais para comer e banheiros.

Para chegar até lá, você vai pegar um pedaço da Estrada Real. Justamente por isso, prepare-se para uma trilha sinuosa. O caminho é repleto de subidas e descidas, é estreita e, no geral, tenha um bom carro para isso.

Vale destacar que o local não é totalmente natural, mas sim uma herança da hidrelétrica local que atendia a região.

A vantagem é que você pode fazer uma única trilha e conferir diversas quedas pelo caminho. Ou seja, não é fácil de chegar, mas o caminho vale a pena.

No final, você verá uma grande queda que cai de forma mais suave devido às pedras, formando alguns espaços típicos de tobogãs naturais e ideal para banho.

5# Trilha das Cachoeiras

Por fim, uma dica de ouro das cachoeiras em Cunha é conferir a Trilha da Cachoeira, um pouco mais extensa. Entretanto, você tem a opção de fazer metade dela de carro, ainda que o ideal seja aproveitar e curtir o percurso a pé.

Durante o caminho, você passará por quedas dos rios Ipiranguinha e Paraibuna. Além disso, tem pedaço do Rio Bonito, ideal para o banho.

Por ter uma maior concentração de mata fechada, é comum ver macacos e muitas aves. Entretanto, é preciso agendar com um guia de forma antecipada. Então, ligue com antecedência.

Enfim, se quiser saber mais dicas de destino, acesse os demais posts aqui da página e comece a organizar o seu roteiro de viagens agora mesmo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nv-author-image

Naéliton Oliveira

E aí pessoal, beleza? Eu sou o Naéliton Oliveira, nascido lá em 1990, e querem saber de uma coisa? Viajar é bom demais... Bora Ali Passear. Vamos trocar uma ideia, compartilhar experiências e, quem sabe, até planejar uma viagem juntos? Afinal, a vida é curta demais pra ficar parado, né?