Pular para o conteúdo

Cachoeiras em Caxias do Sul – Confira Nossas Dicas

  • Sul

Se você está em busca de novos passeios para adicionar ao seu roteiro, precisa conhecer as cachoeiras em Caxias do Sul. Seja morador da região ou mesmo quando estiver passando por ali. Confira!

1# Cascata dos Molin

Provavelmente uma das mais conhecidas da região, a Cascata dos Molin também é uma das mais altas, com 60m de queda d’água.

Entretanto, existem outras vantagens para os viajantes. Como a acessibilidade fácil, trilha curta de 500m e uma gruta próxima.

Funciona assim, ao sair do centro da cidade, você vai andar em torno de 27km para chegar ao Distrito Vila Seca. Deixando o carro na estrada, percorre uma trilha curta de 500m até chegar em uma encruzilhada. Se seguir na via central (indo em frente), chega a gruta que fica atrás da cachoeira.

Mas, se optar pela via da esquerda, vai descer um curto caminho até a parte inferior da cachoeira. Então, aproveite os dois caminhos e o banho nas águas cristalinas do poço.

2# Gruta Nossa Senhora de Lourdes entre as cachoeiras em Caxias do Sul

Apesar do nome, a Gruta também conta com uma cachoeira incrível que vai surpreender você com uma queda de 60m.

Inclusive, para chegar até ela, você vai do centro da cidade e segue pela Estrada do Imigrante, por volta de 16km. A pé, você vai descer uma escada com 150 degraus e seguir por uma trilha em meio a natureza.

Justamente por isso, é um local pouco conhecido e divulgado, mas sendo uma atração imperdível.

As formações rochosas e a cachoeira formam um verdadeiro espetáculo natural junto com o poço para banho. Vale destacar que no segundo domingo de cada mês o local fica fechado, já que os locais fazem uma celebração religiosa.

Inclusive, separamos um post incrível para você viajar barato no Brasil. Clique aqui para conferir!

3# Cascata Santa Bárbara

A Cascata de Santa Bárbara atrair a atenção dos turistas e locais por dois principais motivos: a beleza paradisíaca do lugar e as águas esverdeadas.

Dessa forma, para chegar até ela, você começa indo no Bairro Ana Rech. A queda d’água tem 45m e o nome vem da santa que fica no topo. Ou seja, é um local que possui certa religiosidade.

Inclusive, não é incomum ver pessoas deixando oferendas para a Santa, o que é um problema devido à contaminação da água. Já que muitos deixam comida e itens de plástico.

Justamente por isso, o local se tornou conhecido pela beleza, mas pouco usado para banho.

Cachoeiras em Caxias do Sul

4# Cachoeiras em Caxias do Sul: Grutão dos Índios

Localizada no Distrito de Santa Lúcia do Piaí, a cachoeira possui uma queda de 40m e é um verdadeiro refúgio.

Inclusive, o nome é uma referência ao tamanho do local, que já foi residência dos indígenas. Assim, são 50m de largura e 30 de altura. A fenda possui 10m de profundidade.

Porém, é um local que requer cuidado, não sendo recomendado para banho. Se for por ali, use bons sapatos, já que as pedras são bastante escorregadias.

5# Cascata do Rio da Mulada

Por fim, um dos locais incríveis em Caxias do Sul é a Cascata do Rio Mulada, totalmente a céu aberto e com uma beleza natural, quase intocada pelo homem.

Ao todo, a queda d’água tem 80m, que se divide em algumas quedas menores, e famosa por estar na região local do ecoturismo.

Porém, é a mais distante da cidade, ficando em Criúva. Mas que realmente vale a pena. Inclusive, é nessa região que você confere o Cânion Palanquinhos e a Ponte do Korff.

Para chegar até lá, você vai percorrer uma trilah, que requer cuidado, mas não é considerada perigosa.

Já aproveite para conhecer outras cachoeiras e locais incríveis do Brasil e exterior aqui nos Melhores Destinos e organizar o seu roteiro de viagens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nv-author-image

Naéliton Oliveira

E aí pessoal, beleza? Eu sou o Naéliton Oliveira, nascido lá em 1990, e querem saber de uma coisa? Viajar é bom demais... Bora Ali Passear. Vamos trocar uma ideia, compartilhar experiências e, quem sabe, até planejar uma viagem juntos? Afinal, a vida é curta demais pra ficar parado, né?