Pular para o conteúdo

Cachoeira em Cotia – Confira Esse Ponto Turístico

A cachoeira em Cotia está entre os principais pontos turísticos que levam diversos mochileiros e turistas a se encantar com as belezas locais e completamente naturais.

Pensando nisso, separamos aqui as opções que você precisa conhecer e ainda separamos algumas dicas para a sua viagem a este destino, vem conferir!

Cachoeira em Cotia – Da Graça

Oficialmente, a única opção nas intermediações de Cotia é a Cachoeira da Graça, que fica dentro da Reserva Florestal do Morro Grande.

A reserva, inclusive, oferece diversos espaços para caminhadas com trilhas a pé ou mesmo de bicicleta. Com algumas regiões de mata preservada repletas de borboletas. Entretanto, não tem infraestrutura com alimentos e bebidas. Por isso, leve o seu.

Já a trilha para a cachoeira é considerada fácil e curta, mas você vai encontrar alguns desejos no caminhão. Já que nem todos recolhem aquilo que levam/consomem no caminho.

Por isso, não se esqueça de manter um sapato fechado nos pés, para proteger de qualquer item.

Assim, a queda d’água é bonita e forma o típico véu de noite, com águas cristalinas. Próximo à cachoeira as pedras são mais lisas e você pode subir através das trilhas que ficam nas margens.

A beleza exuberante durante algumas épocas do ano, quando a mata fica totalmente verde, é uma das mais bonitas e ainda garante o enchimento do poço de banho.

cachoeira em cotia

Opções próximas

Se você curte esse clima de natureza, cachoeiras e poços com pedras para curtir férias, feriado ou aquele dia em que conseguiu fugir da cidade, uma dica é ir até Paranapiacaba, em Santo André. A distância entre a cidade e Cotia é de, mais ou  menos, 100km.

A vantagem é o local ser repleto de belezas naturais preservadas e limpas, com águas frias e cristalinas e muitas trilhas. Apostando no ecoturismo.

Dessa forma, as principais cachoeiras da região para serem conhecidas é a dos Grampos, de Cristal e a Escondida. Mas existem muitas outras na região.

Para começar, a Cachoeira Escondida leva esse nome pela localização, sendo levemente mais difícil. Apesar de pequena, a queda ‘água é de tirar o fôlego, formando um poço pequeno. Uma opção interessante é a Trilha do Poço Formoso, ideal para conhecer mais da fauna e flora local.

Já a Cachoeira de Cristal exige uma caminhada mais longa, mas o acesso é realmente simples e a beleza é surreal.

A dos Grampos tem uma caminhada mais leve e o cenário todo é bonito, com uma visão panorâmica em alguns pontos. A queda d’água é comprida e permite uma visão de baixo ou de cima.

E, se você preferir, confira o post de cidades com cachoeiras em SP e já organize o seu próximo mochilão.

Dicas para fazer trilhas e visitar cachoeira em Cotia

Por fim, separamos algumas dicas interessantes para quem vai fazer uma viagem em meio a espaços com trilhas, mata, cachoeiras e outros locais semelhantes. Dessa forma, tome notas:

  • Considere o tamanho da trilha antes de começar;
  • Sempre vá em bons horários: preferencialmente bem cedo para aproveitar a luz solar;
  • Sempre utilize repelente e protetor solar;
  • Escolha roupas confortáveis, leves e fáceis de secar;
  • Beba água durante todo o caminho;
  • Tenha opções fáceis de lanches na bolsa;
  • Converse com os locais ou agências quando necessário;
  • Conheça a trilha: saiba se existem regras internas, necessidade de guia, bem como taxas a serem pagas, etc;
  • Tenha ao menos uma bolsa pequena impermeável para guardar documentos e outros itens importantes;
  • Use sapatos o caminho todo, geralmente, a dica é manter os sapatos nos pés mesmo dentro da água;
  • Sempre recolha o seu lixo.

Enfim, seguindo essas dicas, você fará o caminho com mais facilidade e ainda evita uma série de erros iniciantes, que podem acabar deixando o passeio cansativo. No mais, aproveite a paisagem e já organize sua próxima viagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nv-author-image

Naéliton Oliveira

E aí pessoal, beleza? Eu sou o Naéliton Oliveira, nascido lá em 1990, e querem saber de uma coisa? Viajar é bom demais... Bora Ali Passear. Vamos trocar uma ideia, compartilhar experiências e, quem sabe, até planejar uma viagem juntos? Afinal, a vida é curta demais pra ficar parado, né?