Belo Horizonte é um cantinho brasileiro de Minas Gerais que encanta e atrai turistas, seja aqueles que curtem uma paisagem montanhosa e repleta de verde, bem como aqueles que buscam descanso e ar limpo.
Pensando nisso, separamos aqui tudo o que você precisa saber sobre essa capital e entender por que é um dos melhores destinos de viagem. Confira!
Onde fica?
Belo Horizonte é cidade e capital do estado de Minas Gerais, localizado na região sudeste do país e rodeada por montanhas.
O principal destaque local é o Estádio do Mineirão, datado de 65. Entretanto, há muito para se aproveitar no local, incluindo a história e as belezas naturais.
A região metropolitana é conhecida como Grande BH, mas todo o território é dividido em 487 bairros. Com alguns mais populosos que outros.
Já a história da cidade é bastante antiga, começando em 1701 como Arraial Curral del Rei permanecendo assim até 1897, quando se tornou capital e recebeu o nome de Cidade de Minas.
Esse arraial começou com um bandeirante, João Ortiz (fundador oficial), que se encantou ao chegar na serra Congonhas em busca de metal, mas acabou encontrando um clima excelente para a agricultura.
Como resultado, construiu sua Fazenda do Cercado, iniciando o plantio, bem como a criação de gado.
O nome tal qual conhecemos hoje surgiu em 1901, sendo uma referência as vistas montanhosas, que se tornaram marca registrada local.
Cabe destacar que a cidade foi planejada, assim como outras do Brasil, sendo que o plano iniciou a partir da aprovação em 1893 e vigorando até 1901.
Melhores pontos turísticos de Belo Horizonte
Agora é chegada a hora de conhecer os melhores pontos turísticos ao viajar para BH e entender o motivo que leva tantos turistas a região todos os anos.
1# Praça da Liberdade e MM Gerdau
A princípio, a Praça da Liberdade é um point famoso, com belos e altos coqueiros que criam um visual incrível dentro do bairro Savassi.
Toda a construção da praça começou em 1895, mas sofreu algumas alterações ao longo dos anos, principalmente para facilitar a vida dos pedestres, mas também para acompanhar as mudanças na arquitetura.
Justamente por isso, ao andar por ali, você verá diferentes tipos de prédios na região, alguns seguindo o pós-modernismo e ouros no art-déco.
Os jardins locais foram inspirados no Palácio de Versalhes e é um ponto de descanso, encontro e possibilidade.
Próximo a praça, você encontra o MM Gerdau, o Museu das Minas e do Metal, com entrada gratuita e fácil de achar: basta procurar um prédio rosa.
Completamente lindo por dentro e por fora, o museu tem um grande acervo interativo que conta a história do processo minerário. Só não esqueça de conferir os horários de funcionamento.
Pertinho da praça você encontra alguns outros locais interessantes para serem visitados, como o Centro Cultural Banco do Brasil, Memorial Minas Gerais e Espaço Conhecimento da UFMG.
Ou seja, aproveite para conhecer a região.
2# Memorial Minas Vale e Palácio da Liberdade em Belo Horizonte
O Memorial Minas Vale carrega de tudo um pouco: fantasmas do passado, pessoas importantes para o desenvolvimento da região, questões religiosas, escritores e vilas, bem como muitos outros espaços que homenageiam a história.
Antigamente, o espaço abrigava a Secretaria da Fazenda e é ideal para todas as idades, com entrada franca.
E se você gosta de belos prédios e muita informação, não pode deixar de conferir o Palácio da Liberdade, que foi projetado para ser a casa oficial dos governadores.
Atualmente, o lugar ainda realiza uma série de cerimoniais, mesmo sem os representantes, é aberto para visitação (também gratuito), mas exige agendamento prévio.
Uma dica é aproveitar e conferir outros pontos turísticos próximos, como o Mercado Central, Museu Histórico Abílio Barreto e Palácio das Artes.
3# Lagoa da Pampulha
Considerada como uma das principais áreas de lazer da capital mineira, a Lagoa da Pampulha tem um lago artificial construído na década de 40 e contando com um projeto incrível.
Então, você verá nas apenas as águas, mas também o conjunto totalmente projetado por Oscar Niemeyer, um pedido especial de Juscelino Kubitschek.
Além de observar o lado, descansar e curtir a tarde, você pode desfrutar tudo o que tem ao redor, como:
- Museu de Arte Moderna (construção que era um cassino);
- Casa Kubitschek;
- Casa do Baile;
- Igreja de São Francisco;
- Parque Ecológico da Pampulha, etc.
Inclusive, o Estádio Mineirão e Ginásio Mineirinho ficam bem pertinho do lado e vale a sua visita.
Uma dica especial é também agendar a sua viagem para Curitiba e conhecer o incrível Jardim Botânico e a Ópera de Arame.
4# Parque e mirante das Mangabeiras
Na Praça do Papa você encontra o Parque das Mangabeiras, que fica aos pés da Serra do Curral.
O parque conta com muita área verde e é casa de nascentes e córregos. O projeto do paisagista Roberto B. Marx atrai quem busca descanso do movimento, belas paisagens, fotos interessantes ou mesmo pais com crianças.
A entrega é gratuita e conta com o mirante, que passou por reformas e ganhou um deck de madeira.
Como todo o local é ideal para andar ao ar livre, aproveite os dias de sol, principalmente logo pela manhã e ao entardecer.
Entretanto, fique de olho no horário de funcionamento, já que o fechamento acontece por volta das 18 horas.
5# Outros pontos turísticos de Belo Horizonte
Por fim, existem alguns outros cantinhos interessantes que você pode visitar durante a sua viagem.
O Mercado Novo, começou em 2018 e não teve praticamente nenhum impacto, sendo um local velho e ocioso. Entretanto, depois que a cervejaria Viela se instalou por lá, o lugar ganhou vida e mais bares, lojas, cafés e restaurantes prosperaram.
Hoje, é um local interessante, principalmente ao subir a rampa para os andares superiores.
Além disso, vale a pena ir até o Parque Municipal, que fica próximo ao Palácio das Artes, com muita vegetação natural, lagos e um pequeno parque de diversões. Aos domingos, o parque recebe a Feira Hippie.
Você também pode conhecer o Terraço Acaiaca, Jardim Zoológico, Museu da Moda, Giramundo, etc.
Enfim, viajar para Belo Horizonte é se permitir conhecer muitos cantos do Brasil que nem sempre aparecem nas manchetes, mas que valem muito. Não perca essa oportunidade!