Pular para o conteúdo

Arraial do Cabo RJ – Um pedaço do paraíso brasileiro para você conhecer

Arraial do Cabo RJ é um cantinho brasileiro próximos aos cariocas que atrai milhares de turistas todos os anos, com muitos pontos turísticos incríveis para a sua viagem.

Logo, fica a dúvida do que exatamente visitar ou mesmo porque é um local tão interessante assim. Aqui, você vai saber tudo, vamos lá!

Onde fica?

Arraial do Cabo RJ fica a pouco mais de 160km da capital do estado, localizada na Região dos Lagos e pertinho de Cabo Frio (média de 20 minutos).

Sendo assim, um destino de viagem incrível da região sudeste.

O que poucos sabem é que a história local é bastante antiga, já que foi o ponto onde Américo Vespúcio desembarcou, bem como onde a expedição construiu a casa a partir de barro e pedra.

A região começou a aumentar depois com os imigrantes portugueses, em 1615.

Então, a cidade de Santa Helena foi fundada e, um ano depois, recebeu o nome de Nossa Senhora da Assunção de Cabo Frio.

O nome, Cabo, é uma referência a terra mesmo, já que o lugar tem um grande pedaço de terra que vai “entrando no mar”.

Mas, mesmo com o crescimento local, a cidade passou desapercebida e isolada durante muitos anos, já que não havia outros povos vivendo por perto.

Ou seja, apenas os locais conheciam e visitavam as praias paradisíacas.

Principais pontos turísticos de Arraial do Cabo RJ

A realidade é que Arraial do Cabo é reconhecida como um “paraíso brasileiro”, com águas azuis e cristalinas, resultado da ressurgência.

Ou seja, as águas mais profundas chegam à superfície e trazem com elas a coloração, bem como a temperatura.

1# Pontal do Atalaia

arraial do cabo rj

O Pontal do Atalaia é um point indispensável na sua viagem, contando com um visual de tirar o fôlego, praias desertas e pouquíssima interferência humana.

Assim, o pontal tem diversas praias pequenas que vão dar a sensação de que você está sonhando e você ainda pode conferir o topo do morro, para ver o pôr do sol com uma vista totalmente privilegiada.

Esse morro costuma ser bastante movimentado, mas é só seguir pelas trilhas demarcadas que não tem erro.

Logo, você pode encontrar um cantinho solitário para chamar de seu e ficar por aí.

Para chegar até o pontal você pode ir a pé, de barco ou carro.

2# Praia do Farol em Arraial do Cabo RJ

Com o título de segunda praia mais bonita do Brasil, o local também é cartão-postal, sendo a mais comum nas mídias digitais ao pesquisar o lugar.

E claro que tudo isso tem vários motivos!

A Praia do Farol é super limpa, com areias brancas e finas, a água tranquila, azul e cristalina, e podendo ser acessada apenas de barco.

Sendo assim, apenas embarcações autorizadas chegam até a praia, garantindo maior controle dos banhistas, tudo controlado pela Marinha.

Cabe destacar que a praia só pode receber 250 turistas a cada vez. Assim, tudo funciona em uma logística bem-organizada para que o 1km de extensão de areia não fique lotado, ou seja, prejudicado.

Aqui não há barracas ou comércios, evitando a produção de lixo e sujeiras nas areais ou nas águas.

3# Praia do Forno

A Praia do Forno é um dos pontos turísticos mais incríveis para a sua viagem em Arraial do Cabo RJ, sendo um dos melhores destinos para aqueles que gostam de um passeio de barco ou querem chegar até lá a pé.

Dessa forma, fica bem atrás de uma grande montanha, ficando totalmente escondida.

Justamente por isso, ao caminhar em direção a praia, você sentirá que está desbravando uma região intocada, bela e desvendando as águas.

A trilha em pouco mais de 1,5km, passando pelo coração da cidade e passando por diversos degraus feitos em pedra.

Aqui também há uma guarita militar que faz a fiscalização de todos que chegam na praia.

Enfim, ao avistar as águas, você verá um visual bem diferente das outras praias, já que as areias brancas contrastam com as águas verdes que lembram uma joia rara.

4# Gruta Azul em Arraial do Cabo RJ

A Gruta Azul é um passeio turístico incrível, mas que só pode ser feito com barcos autorizados. Ou seja, você não vai entrar nas águas para nadas.

Definido como um local de pesquisa e muita flora e fauna, o lugar foi pouco a pouco limitado. Assim, já não é possível chegar dentro da gruta, mas navegar apenas por perto.

A gruta ainda conta com uma fenda gigante, resultado da colisão de um meteorito bem pequeno que resistiu, entrou na atmosfera e chegou até as pedras.

Enfim, leve a sua câmera e aproveite para fotografar as belas tartarugas que aparecem próximas da gruta e até mesmo os golfinhos fazendo acrobacias.

Outra dica é conferir a Igreja Nossa Senhora dos Remédios, um templo construído há mais de 500 anos, no coração da cidade e onde a primeira missa em solo brasileiro foi realizada.

Por ser um destino de viagem famoso entre os turistas, a igreja tem diversas celebrações e fica aberta para os visitantes.

5# Aproveitando os esportes marinhos, mergulhos e muita comida

Por fim, vale destacar que Arraial do Cabo RJ tem muito a oferecer a cada um dos turistas que chegam até a região.

Neste ponto, você pode escolher algum esporte marinho, como as pranchas de SUP, mais indicadas para a Prainha, Praia do Forno e Pontal.

Já em Praia Grande, a formação de ondas e os ventos são ideias para o surfe e kitesurfe.

Mas se você quer um destino mais tranquilo e repleto de paisagens, o mergulho é a melhor saída.

A cidade conta com mais de 200 pontos destinados a essa atividade, onde é possível ver navios naufragados a anos, pedras, o fundo do mar e muitos animais, tudo com excelente visibilidade.

Uma dica especial para aqueles que nunca realizaram um mergulho antes é conversar com as empresas, para dizer que não tem experiência, mas quer fazer isso. Dessa maneira, os instrutores estarão preparados para tornar o processo mais simples e incrível.

Enfim, se você quer conhecer mais lugares para visitar e viajar cm um roteiro incrível, confira os posts Melhores Destinos e já comece a se preparar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nv-author-image

Naéliton Oliveira

E aí pessoal, beleza? Eu sou o Naéliton Oliveira, nascido lá em 1990, e querem saber de uma coisa? Viajar é bom demais... Bora Ali Passear. Vamos trocar uma ideia, compartilhar experiências e, quem sabe, até planejar uma viagem juntos? Afinal, a vida é curta demais pra ficar parado, né?