Os itens que não podem faltar em uma viagem são aqueles indispensáveis para todos os destinos. Capazes de tornar a sua vida mais prática, evitar acidentes ou garantir aproveitamento total do seu destino.
Justamente por isso, separamos aqui tudo o que você deve colocar na primeira página do seu roteiro ou bloquinho, para não esquecer!
1# Documentos pessoais
Pode até parecer brincadeira, mas muitos levam tudo na mala, e esquecem o documento. Algo indispensável para tudo.
Então, já organize seus documentos pessoais, inclusive aqueles requisitados pela companhia ou agência, e tenha cópias na mala. Assim, se perder a carteira, rapidamente consegue fazer um B.O.
2# Remédios comuns
Se você recorre a algum medicamento contínuo, ele precisa estar na mala. Inclusive, o ideal é sempre ter alguns a mais, caso a viagem se estenda.
Além disso, opte por levar medicações gerais, como para dores de cabeça, estômago e enjoo. Afinal, nem sempre você terá uma farmácia a poucos metros.
3# Itens dos dispositivos eletrônicos
O celular é quase uma extensão do braço humano. Mas, para ele funcionar, você deve manter a bateria carregada.
Dessa forma, não esqueça de levar os carregadores dos dispositivos e outros que pode precisar. Como conectores e fones de ouvido.
4# Itens básicos de higiene pessoal
As dicas de itens que não podem faltar na sua viagem incluem aquele de higiene pessoal. Que você pode precisar até durante o percurso.
Por isso, separe uma sacola/pocket ou bolsa com escova e pasta de dentes, pente, protetor solar, um creme hidratante, fio dental, desodorante, um palito de unhas e uma toalhinha pequena. Lembre-se de manter isso tudo na bagagem de mão!
5# Documentos e dados referentes a viagem
Se você passou algum tempo planejando sua viagem, é provável que tenha contatos de telefone, mapa, anotações de agências, números de protocolo do hotel, etc.
Claro que muitos guardam tudo isso no celular. Porém, o ideal é ter também nas mãos, em um bloquinho. Também não se esqueça números de segurança, seguro e comprovantes de viagem/hospedagem.
6# Roupas adequadas e uma extra
Para todas as viagens, você vai levar algumas trocas de roupas.
Então, o ideal é organizar a sua mala e levar apenas o essencial, sem exageros. Considere se vai lavar roupa no lugar ou não, prefira peças que não amassem e faça rolinhos com trajes prontos. Facilita e mantém a organização.
Ao mesmo tempo, vale a pena levar uma peça “extra”. Ou seja, mesmo que vá para a praia, leve um casaco e calça. E se for para um lugar frio, leve um shorts e camiseta.
Aproveite e confira os melhores pontos turísticos na região centro-oeste do Brasil!
7# Dinheiro físico
Pode até parecer estranho a ideia de carregar dinheiro (em papel) atualmente. Mas a realidade é que: melhor ser prevenido.
Muitos lugares ainda não aceitam cartões e nem sempre o sinal de internet funciona. Logo, ter algum dinheiro na bolsa pode agilizar transportes e evitar seu tempo de espera, ou mesmo que você precise procurar um banco.
8# Bloquinho e caneta
Um bloquinho pequeno e uma caneta são indispensáveis. Pode acreditar!
Com ele, você pode anotar rapidamente o que for necessário sem precisar ficar mexendo no celular (ideal no meio de muitas pessoas), pode guardar o que for importante e até facilita a comunicação.
Para um taxista, por exemplo, é só passar o bloquinho com o endereço completo. Sendo assim, é um dos itens que não podem faltar em uma viagem.
9# Cadeados
Esse é uma dica especial de segurança: sempre tenha cadeados para sua viagem. Seja daqueles menores ou com cabo.
Você pode colocar na mala durante a viagem (inclusive na bolsa de mão), prender a mala a algum móvel sólido do quarto, como pia do banheiro e mais. Preferencialmente, mantenha as chaves em um cordão no pescoço.
10# Adaptadores de tomada
Principalmente para viagens ao exterior, os adaptadores podem salvar a sua vida. Afinal, aqui é comum o tipo A e dois pinos. Mas não são todos os lugares que têm essa mesma entrada.
Dica de ouro
Se for viajar para o exterior, converse com a companhia sobre regras e diretrizes. Já que alguns países não permitem a entrada de alguns medicamentos (salvo com receita médica atualizada) ou de alguns outros equipamentos.